Internacional: Morreu aos 81 anos Horst Brandstätter proprietário da PLAYMOBIL.

Horst Brandstätter
Horst Brandstätter

 

 

 

 

A  Playmobil informou a morte de seu presidente Horst Brandstätter, “Mr. Playmobil” , ao publicar no site o seu obituário, o qual informa que ele faleceu na quarta-feira da semana passada, 03/06/2015, aos 81 anos.

 

 

 

Horst Brandstätter, nascido em 27 de junho de 1933 era o único proprietário da Geobra Brandstätter Stiftung & Co. KG em Zirndorf, fabricante dos brinquedos clássicos PLAYMOBIL. Ele foi uma das personalidades mais proeminentes da indústria de brinquedos alemã. O sucesso de seu compromisso de mais de 60 anos como empresário foi devido principalmente a sua capacidade de antecipar desenvolvimentos econômicos e sociais futuros em um estágio inicial e para definir sua empresa sobre ele.

 

 

 

Visionário Horst transformou a sua empresa em uma fundação corporativa sem fins lucrativos, a qual irá gerir os negócios após a sua morte, seguindo sempre os conceitos e preceitos de seu antigo proprietário.

 

 

 

Para as crianças, ele era “Mr. Playmobil” para seus empregados era conhecido internamentecomo “HOB”. Não foi ele quem inventou os icônicos bonecos que atravessam gerações, mas foi a sua visão que impulsionou o sucesso destes brinquedos de 7,5 centímetros, criados pelo designer Hans Beck.

 

 

 

Devido a crise do petróleo dos anos 1970 vez com que a matéria prima para a indústria de brinquedos de plástico subisse e com uma visão de mercado e para que a empresa familiar fundada em 1908 fechasse, solicitou a Hans Beck que inventasse um jogo que precisasse da menor matéria-prima possível. O designer, especialista em moldes, criou três personagens: um índio, um cavaleiro e um operário. Quando foram apresentados ao público em 1974 tiveram sucesso imediato. O empresário viria a reconhecer mais tarde que os bonecos salvaram a sua empresa da falência.

 

 

 

Em 2014 a Geobra Brandstätter Stiftung faturou 595 milhões de euros, a empresa se recussa a produzir os seus brinquedos na Ásia, aonde a mão de obra é mais barata. Os bonecos são feitos em Malta, os animais e as peças de maior dimensão, como os barcos de piratas, vêm da fábrica principal na Baviera (Dietenhofen) e algumas séries especial de Espanha. Um outro brinquedo que faz sucesso é o Hula Hoop.

 

 

 

 

Informações: Da Redação com informações provenientes de Agências Internacionais e da Play Mobil