Internacional: Inscrição pode revelar verdadeira data de erupção em Pompeia

Inscrição pode revelar verdadeira data de erupção em Pompeia

 

 

Uma descoberta feita por arqueólogos italianos pode ajudar a desvendar a verdadeira data da erupção do vulcão Vesúvio que devastou a antiga cidade romana de Pompeia, no ano 79 d.C.

 

 

Até então, acreditava-se que a catástrofe havia ocorrido em agosto, mas uma inscrição feita em carvão vegetal indica que ela pode ter acontecido em outubro daquele ano.

 

 

 

 

A escrita, descoberta nas escavações na casa conhecida como “Regio V”, diz “17º dia antes das calendas [primeiro dia de cada mês no antigo calendário romano] de novembro”, o que corresponde a 17 de outubro.

 

 

 

 

“É uma descoberta extraordinária”, afirmou o ministro dos Bens Culturais da Itália, Alberto Bonisoli. “Pode ser que alguém tenha errado e feito uma inscrição não fiel, mas, com muita humildade, talvez estejamos reescrevendo os livros de história”, acrescentou.

 

 

 

 

Segundo o diretor-geral do sítio arqueológico, Massimo Osanna, a inscrição pode ter sido feita por um “operário bem-humorado” na parede de um cômodo que estava em reforma. “É algo extraordinário poder finalmente datar a erupção de maneira segura”, declarou.

 

 

 

 

Pompeia fica nos arredores de Nápoles e foi totalmente destruída pela erupção do Vesúvio em 79 d.C., que deixou corpos petrificados até os dias de hoje. O local é atualmente a segunda atração turística mais visitada da Itália, atrás apenas do Coliseu.

 

 

 

Da Redação com informações provenientes da ANSA