Internacional – Espanha: Registrado primeiro caso de dengue autóctone na Catalunha na Espanha.

Registrado primeiro caso de dengue autóctone na Catalunha na Espanha.

 

 

A Agência Catalã de Saúde Pública (ASPCAT) confirma o primeiro caso de dengue autóctone na Catalunha. O paciente é um jovem residente no Barcelonès Nord, que afirma não ter viajado anteriormente para nenhuma área endêmica de dengue ou qualquer outro território do estado.

 

 

Ele iniciou os sintomas entre os dias 16 e 18 de outubro. O homem sofreu um quadro abusivo de mal-estar geral, febre alta, dor de cabeça e uma erupção no rosto que se estendeu pelo corpo, tórax e membros. Agora está recuperado.

 

 

 

Este é o sexto caso em todo o estado de dengue autóctone. Os outros cinco foram detectados em Murcia e Cádiz.

 

 

 

A dengue é uma doença que é transmitida através de picadas de mosquito tigre e até agora todos os casos desta doença foram importados.

 

 

 

Reduza o risco de dengue

 

 

 

No caso de viajar para áreas endêmicas, entre em contato com os serviços de saúde em caso de sintomas ao retornar da viagem.

 

Entre em contato com 061 Cat Health Answer se tiver sintomas.

 

Reforce o controle do mosquito. O método mais eficaz é evitar a postura de ovos e o crescimento de larvas, eliminando os pontos de água onde ela pode crescer, como vasos, baldes, pratos embaixo das panelas, pratos para animais domésticos, etc.

 

 

Dengue

 

 

 

Atualmente, esta doença é endêmica na maioria dos países tropicais e subtropicais da América Central, Caribe, América do Sul, Sudeste Asiático, Pacífico Sul e vários países da África. Na Europa, a transmissão local foi notificada pela primeira vez à França em 2010.

 

 

 

Da Redação com informações provenientes da Generalitat de Catalunya