Internacional – Economia: União Europeia fecha com o Japão o maior acordo de livre comércio que o bloco já negociou.

União Europeia fecha com o Japão o maior acordo de livre comércio que o bloco já negociou.

O Japão e a União Europeia (EU) após cinco anos de negociações,  anunciaram em um comunicado conjunto, na última sexta-feira (09), que finalizaram um acordo de livre comércio. Em um com

 

 

 

“A finalização das negociações demonstra a forte vontade política do Japão e da UE de continuar içando ao alto a bandeira do livre-comércio”, afirmaram o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

 

 

 

 

“A UE e o Japão se comprometem a fazer funcionar a economia mundial sobre a base de mercados livres, abertos e justos (…), valorizando plenamente nossos valores, combatendo a tentação do protecionismo”, destacaram.

 

 

 

O Bloco Europeu e o Japão se apressam em concluir o acordo antes do início da reunião Minesterial da Organização Mundial do comércio que terá início no próximo domingo (10) na Capital Argentina.

 

 

 

Tóquio elegeu como prioridade o fechamento desta aliança comercial com a União Europeia, após a saída  dos Estados Unidos do Acordo Transpacífico de Cooperação Econômica (TPP) assinado por 11 países, entre eles o Japão.

 

 

 

 

Cecilia Malmstrom, comissária europeia de Comércio, ressaltou a importância econômica deste trato dizendo que:  “É o maior acordo comercial que a UE já negociou.

 

 

 

 

O acordo está previsto para entrar em funcionamento em 2019, para isto ainda tem que ser submetido aos países-membros da UE assim como ao Parlamento europeu, revelou Malmstrom, porém a comissária não falou sobre uma ratificação pelos Parlamentos nacionais.

 

 

 

 

Para os agronegócios do bloco Europeu, o acordo é beneficia toda a cadeia produtiva do setor, já que eliminará tarifas para quase todos os produtos.

 

 

 

Da Redação