Internacional – Dia Mundial da Criança 2018: Unicef comemora #DiaMundialdaCriança nesta terça-feira – 20/11/2018

Unicef comemora #DiaMundialdaCriança nesta terça-feira – 20/11/2018 – Imagem: Unicef

 

 

No dia 20 de novembro, o UNICEF celebra, em todo o mundo, o Dia Mundial da Criança. Trata-se de um dia global de ação para as crianças, feito pelas crianças. Meninas e meninos unem suas vozes – online e off-line – em defesa dos direitos de cada criança e cada adolescente, em especial dos mais vulneráveis e excluídos.

 

 

No Brasil, a data ganha ainda mais importância por coincidir com o Dia da Consciência Negra. Ao longo de uma semana, o UNICEF e seus parceiros propõem que meninas e meninos de todo o País exercitem seu direito à participação, envolvendo-se diretamente nas decisões que impactam sua vida.

 

 

 

 

A campanha do Dia Mundial da Criança tem duas frentes: uma presencial, com a mobilização de meninas e meninos em diferentes cidades brasileiras; e uma online, com o engajamento via redes sociais de celebridades, influenciadores e todas as pessoas que são a favor dos direitos de crianças e adolescentes.

 

 

 

 

São dias divertidos, com uma mensagem séria. Em mais de dez cidades brasileiras, o UNICEF promove encontros presenciais entre crianças e adolescentes e deles com prefeitos e outras autoridades locais, para debater seus direitos.

 

 

 

Já nas redes sociais, o UNICEF convida todo o público a participar de uma grande homenagem à infância e à adolescência. A proposta é que os participantes troquem os avatares de suas redes, colocando um filtro do Dia Mundial da Criança (acesse https://goo.gl/eLLehQ), usando as hashtags da campanha: #diamundialdacriança, #worldchildrensday e #goblue. Todos também podem compartilhar os posts que o UNICEF publicará em suas redes: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

 

 

 

No mundo

 

 

A atriz Millie Bobby Brown – estrela da série Stranger Things – se uniu aos embaixadores do UNICEF Orlando Bloom, Liam Neeson e Lilly Singh, à cantora e compositora Dua Lipa e aos artistas performáticos Blue Man, em um vídeo em que convida os embaixadores e os apoiadores do UNICEF a que se juntem a ela nessa transformação azul – vestindo ou exibindo a cor azul – em prol dos direitos das crianças.

 

 

 

 

O Dia Mundial da Criança é celebrado pelo UNICEF todos os anos no dia 20 de novembro e marca o aniversário da adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança. Esse dia global aumenta a conscientização e os recursos vitais para os milhões de crianças que estão fora da escola, desprotegidas e desenraizadas. Neste ano, o UNICEF está convidando as pessoas para que assinem uma petição global online pedindo aos líderes mundiais que se comprometam com o cumprimento dos direitos de todas as crianças de hoje e das futuras gerações: https://uni.cf/Go-Blue-Brasil.

 

 

 

 

Sobre o Dia Mundial da Criança

 

 

 

O Dia Mundial da Criança é celebrado globalmente no dia 20 de novembro. A data entrou no calendário global em 1954, quando as Nações Unidas escolheram 20 de novembro como o Dia Mundial das Crianças das Nações Unidas, em um esforço para colocar luz sobre os problemas enfrentados por crianças em diferentes partes do mundo.

 

 

 

Exatamente 35 anos depois, no dia 20 de novembro de 1989, a Assembleia Geral da ONU aprovou a Convenção sobre os Direitos da Criança, que se tornou o tratado de direitos humanos mais amplamente ratificado na história mundial. A Convenção tem sido um instrumento fundamental para colocar as crianças – e a garantia de seus direitos – no centro da agenda global de direitos humanos e das pautas de desenvolvimento nacionais.

 

 

 

#WorldChildrensDay (#DiaMundialdaCriança) não é apenas uma hashtag: é um apelo à ação para as crianças e os adolescentes, feito por crianças e adolescentes…

 

 

 

… Porque, se conseguirmos assegurar os direitos previstos na Convenção, todos os dias serão o Dia Mundial da Criança. #GoBlue

 

 

 

Da Redação com informações provenientes da Unicef