Dia Mundial do Doador de Sangue 2015: Dia 14 de Junho acontece o Dia Mundial do Doador de Sangue com o tema “Obrigado por salvar minha vida”.

Dia Mundial do Doador de Sangue terá o Brasil como país anfitrião na região das Américas.
Dia Mundial do Doador de Sangue terá o Brasil como país anfitrião na região das Américas.

 

 

 

O Dia Mundial do Doador de Sangue 2015 será realizada em 14 de junho com o tema “Obrigado por salvar minha vida” e terá o Brasil como país anfitrião na região das Américas. Os principais objetivos da campanha são de agradecer doadores por suas doações e pedir às pessoas de todo o mundo que, voluntariamente, doem sangue regularmente, com o slogan “Doe voluntariamente, doe muitas vezes. Doar sangue é importante”.

 

 

A campanha está focada no testemunho de pessoas cujas vidas foram salvas graças à doação de sangue, a fim de motivar os doadores regulares a continuar doando sangue e incentivar as pessoas que são saudáveis e nunca doaram, especialmente os jovens, para começar a fazê-lo.

 

 

 

 

As transfusões de sangue e hemoderivados ajudam a salvar milhões de vidas a cada ano, aumentam a esperança e a qualidade de vida de pacientes com condições de risco, e apoiam procedimentos médicos e cirúrgicos complexos.

 

 

 

 

Cem por cento das doações de sangue devem ser provenientes de voluntários não remunerados. Nos últimos anos, algumas ilhas do Caribe têm mostrado melhora significativa no aumento desses doadores. No entanto, dos 41 países e territórios na América Latina e no Caribe, apenas 12 alcançaram este índice de referência.

 

 

 

 

A Organização Pan-Americana da Saúde e os seus Estados-membros estão trabalhando de forma contínua para melhorar o acesso universal ao sangue seguro através do novo Plano de Ação Regional 2014 – 2019, onde uma das principais prioridades é atingir 100% de doação voluntária de sangue.

 

 

 

 

Fonte: Da Redação com informações provenientes de Agências Nacionais, Agências Internacionais e da ONU