Dia Mundial contra o Trabalho Infantil: Aproximadamente 168 milhões de crianças envolvidas em trabalho infantil no mundo, alerta a OIT – 12/06/2015

Um menino na Indonésia carrega instrumentos tradicionais usados para cozinhar. Foto: Flickr/Henri Ismail (CC)
Um menino na Indonésia carrega instrumentos tradicionais usados para cozinhar. Foto: Flickr/Henri Ismail (CC)

 

 

 

As estimativas mais recentes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) indicam que existem 168 milhões de crianças envolvidas em situações de trabalho infantil no mundo, sendo que 120 milhões delas têm entre cinco e 14 anos de idade. A persistência deste problema tem sua raiz na pobreza, na falta de oportunidades de trabalho decente para adultos, na falta de proteção social e na incapacidade de assegurar que todas as crianças frequentem a escola até a idade mínima para admissão ao emprego.

 

 

Em 2015, a campanha da OIT para o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, celebrado nesta sexta-feira (12), terá como foco a importância da educação de qualidade como um passo fundamental para enfrentar e erradicar o trabalho infantil. Este é um momento oportuno para levantar o tema, já que a comunidade internacional está revisando as razões pelas quais não foi possível alcançar as metas de desenvolvimento Novo relatório global sobre trabalho infantil

 

 

 

 

 

Para a ocasião, a OIT lançou nesta semana um novo relatório global sobre trabalho infantil, que revela que cerca de 20 a 30% das crianças em países de baixa renda saem da escola e entram no mercado de trabalho até os 15 anos de idade. A maioria destas crianças já esteve envolvida em situação de trabalho infantil antes, segundo o documento.

 

 

 

 

Além disso, a OIT lançou recentemente outra publicação com o título Trabalho Infantil e Educação: progressos, desafios e direções futuras, que avalia as recentes discussões e desdobramentos com relação aos dois temas para auxiliar a identificação de uma abordagem estratégica pós-2015 relacionadas à educação, além de discutir a definição de novas metas e estratégias.

 

 

 

 

Eventos no Brasil e no mundo

 

 

 

 

Existem diversas ações programadas por todo o mundo para marcar a data. No Brasil, a OIT, o Fórum Nacional para Prevenção e Eliminação do Trabalho Infantil e diversas outras instituições trabalham em parceria na mobilização para sensibilizar o público sobre o tema. Em Brasília, serão realizadas duas audiências públicas sobre trabalho infantil: a primeira na Câmara Legislativa do Distrito Federal, na própria sexta-feira (12), e a segunda na Câmara dos Deputados, na terça-feira (16).

 

 

 

 

Além disso, durante o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, o Museu da República em Brasília, será iluminado por projeções do cata-vento, o símbolo mundial do combate ao trabalho infantil.

 

 

 

 

 

Fonte: Da Redação com informações provenientes de Agências Nacionais, Agências Internacionais e da ONU