Dia Internacional das Pessoas com Deficiência – 03/12/2017: Inclusão de pessoas com deficiência é um fator de diversidade no século 21

Pessoas com deficiência podem contribuir para mudanças sociais positivas e uma sociedade mais inclusiva. – Foto: ONU/Christopher Herwig

 


As Nações Unidas marcam em 3 de dezembro o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A inclusão da diversidade é uma das prioridades da organização que promove a participação delas em todas os setores da sociedade.

 

 

Em comunicado, a Organização Internacional do Trabalho, OIT, afirmou que muitas empresas ainda negligenciam políticas de inclusão, apesar de reconhecerem os benefícios para a produção.

 

 

Vantagem

 

 

A Assembleia Geral da ONU, que aprovou em 2006, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, realiza um evento nesta sexta-feira para marcar a data com a presença do presidente da Casa, Miroslav Lajcák

 

 

Uma força de trabalho que pode ajudar na resolução de problemas e inovação é lucrativa para uma economia globalizada e que muda rapidamente. A inclusão das pessoas com deficiência também coloca as empresas numa posição de vantagem em frente à concorrência.

 

 

Uma pesquisa sobre o tema com mais de 500 organizações revela que cada aumento de 1% em diversidade racial e de gênero está relacionado a uma subida de 3% a 9% nas vendas, respectivamente.

 

 

Mais de 300 executivos afirmaram que a questão da inclusão de pessoas com deficiência pode ser melhorada em suas empresas.

 

 

Metas

 

 

 

Em 1983, trabalhadores, governos e empregadores adotaram a Convenção da OIT sobre Reabilitação Vocacional e Emprego assim como a recomendação para pessoas com deficiência. Em 2006, criada a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com

 

 

Deficiência, ratificada amplamente pelos países-membros da ONU.

 

 

Com a Agenda 2030 surge um momento para a inclusão de pessoas com deficiência em todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

 

Segundo a OIT, esta é também uma oportunidade para as empresas incluírem o trabalho decente para todos em suas metas.

 

 

As pessoas com deficiência podem contribuir para mudanças sociais positivas e uma sociedade mais inclusiva.

 

 

Da Redação com informações provenientes da Rádio ONU de Nova York