Vela – Troféu Princesa Sofia: Martine e Kahena levam o título da 49er FX no Troféu Princesa Sofia

Martine e Kahena levam o título da 49er FX no Troféu Princesa Sofia

 

 

Duas grandes competições e dois ouros para Martine Grael e Kahena Kunze em 2019. As campeãs olímpicas conquistaram neste sábado (6.04) o título da classe 49er FX no Troféu Princesa Sofia, em Palma de Mallorca, na Espanha. Foi a segunda vez que a dupla subiu ao topo do pódio da tradicional competição espanhola, repetindo o feito de 2014. E é o segundo título nesta temporada, na sequência do primeiro lugar na etapa de Miami da Copa do Mundo da World Sailing, em janeiro.

 

 

Além de Martine e Kahena, a equipe brasileira de Vela terminou no top 10 em outras três classes. Na 470 feminina, a medalhista olímpica Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan ficaram em sexto lugar (89 pontos perdidos). Na Finn, Jorge Zarif terminou em décimo (104 p.p.). Na RS:X feminina, a pernambucana Bruna Martinelli também ficou em décimo (155 p.p.).

 

 

 

Para Martine e Kahena, o ouro veio sem que fosse preciso entrar na água neste sábado. Com vento forte e o mar muito mexido na raia, a regata da medalha da classe 49er FX foi cancelada. As brasileiras terminaram com 64 pontos perdidos, depois de terem vencido quatro das 15 provas disputadas na fase de classificação. Ficaram bem à frente das adversárias mais próximas, as neozelandesas Alexandra Maloney e Molly Meech (81 p.p.) e Charlotte Dobson e Saskia Tidey (82 p.p.).

 

 

 

Nas demais classes com velejadores brasileiros, houve regata da medalha. Fernanda Oliveira e Ana Barbachan terminaram a prova decisiva da 470 feminina em nono, mesma colocação de Bruna Martinelli, na RS:X feminina. Na Finn, Jorge Zarif ficou na sexta posição na regata final.

 

 

 

O Troféu Princesa Sofia abre o calendário europeu de competições de classes olímpicas e teve a participação de 22 velejadores brasileiros. O próximo compromisso do calendário é a etapa de Gênova (Itália) da Copa do Mundo da World Sailing, a partir do dia 14.

 

 

 

Da Redação com informações provenientes do Comitê Olímpico do Brasil