Tênis de Mesa – Campeonato Pan-Americano de Tênis de Mesa: Bruna Alexandre e Thiago Monteiro conquistam vagas na Seleção para o Campeonato Pan-Americano

Medalhista nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, Bruna Alexandre confirmou vaga na equipe olímpica que vai disputar o Pan de tênis de mesa, em setembro. Foto: Francisco Medeiros/rededoesporte.gov.br

 

A Seleção Brasileira já tem os dois primeiros integrantes para a disputa do Campeonato Pan-Americano de Tênis de Mesa, de 3 a 8 de setembro, em Assunção, no Paraguai. Na seletiva realizada neste domingo (16.06), no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP), Bruna Alexandre e Thiago Monteiro foram os vencedores e carimbaram os passaportes. Os demais integrantes, provavelmente mais dois no masculino e outros dois no feminino, virão por convocação.

 

 

A seletiva teve a participação de 23 atletas no masculino e 16 no feminino, buscando apenas uma vaga em cada naipe para integrar a Seleção, atual campeã por equipes no masculino e no feminino.

 

 

Bruna, medalhista paralímpica nos Jogos Rio 2016, já defendeu a equipe olímpica em algumas competições internacionais. Depois de passar em primeiro no grupo C, que tinha Giulia Takahashi, Tamyres Fukase e Lais Yuta, ela superou Daniela Yano e Katia Kawai nas quartas e semifinal. Na decisão, bateu Letícia Nakada, campeã da Copa Brasil Sul-Sudeste deste ano, por 4 a 2 (9/11, 11/7, 11/6, 11/9, 7/11 e 11/6).

 

 

 

“Estou emocionada e feliz de estar de volta à Seleção olímpica. O trabalho é muito grande no CT Paralímpico e no São Caetano. Foram jogos muito difíceis, contra a Giulia, a Kátia e a Letícia. Estou sem palavras. Acho que posso dizer agora que o sonho olímpico está de volta”, disse a campeã, que sonha em disputar a Olimpíada e a Paralimpíada em Tóquio.

 

 

 

Na disputa masculina, duelo casca grossa na final. Dois atletas que disputaram o Mundial de Budapeste, Thiago Monteiro e Vitor Ishiy, brigavam por uma vaga na equipe brasileira. Venceu o mais experiente. Monteiro, que completou 38 anos no último sábado, fechou a partida em 4 a 2 (9/11, 11/7, 11/9, 4/11, 11/9 e 11/7). Ele iniciou a participação nas quartas de final, superando Isaac Zauli e Danilo Toma antes da decisão.

 

 

 

Da Redação com informações provenientes da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa