Paraolimpíadas Rio 2016 – Natação: Homens e mulheres estreiam com tudo na Natação Paralímpica e batem com 5 recordes mundiais nos Jogos Paralímpicos Rio 2016

Hongguang Jia é o novo recordista mundial dos 100m costas S6 (Foto: OIS/COI/Bob Martin)
Hongguang Jia é o novo recordista mundial dos 100m costas S6 (Foto: OIS/COI/Bob Martin)

 

Os nadadores começaram com tudo as disputas na piscina do Estádio Aquático Olímpico. Nesta quinta-feira (8), primeiro dia de competições dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, cinco recordes mundiais foram quebrados na natação. E todos em provas classificatórias, já que as primeiras finais serão à noite.

 

 
Nos 100m peito SB9, a jovem Lisa Kruger, de 16 anos, dos Países Baixos, fechou a prova em 1min15s47 e superou a marca da compatriota Chantelle Zijderveld, que em abril tinha feito 1min17s38. A própria Chantelle ficou em segundo lugar na série, com a australiana Madeleine Scott em terceiro.

 

 

 

 

Outra garota, Fotimakhon Amilova, de 17 anos, do Uzbequistão, estreou com tudo nos 100m borboleta S13. Ela fechou a prova em 1min04s72 e quebrou o recorde mundial, deixando para trás a americana Rebecca Mayer e a compatriota Muslima Odilova.

 

 

 

 

A China teve dois recordes mundiais na piscina. Nos 100m costas masculino S6, Hongguang Jia completou a prova em 1mon12s27 e mostrou que vem forte para desafiar o compatriota Tao Zheng, atual campeão Paralímpico e segundo colocado na classificatória. Iaroslav Smenenko, da Ucrânia, ficou em terceiro.

 

 

 

 

“Uau, eu fui muito bem. Não era isso que eu tinha planejado”, disse Jia após a prova. “Minha família lá na China vai ficar muito feliz. Mas vencer a prova classificatória não significa que você vai conquistar a medalha de ouro”.

 

 

 


 

Lingling Song foi a outra atleta da China a quebrar um recorde, na mesma prova dos 100m costas S6. O tempo dela foi de 1min24s66, com a também chinesa Lu Dong em segundo e a ucraniana Yelyzaveta Mereshkoem em terceiro.

 

 

 

O quinto recorde foi da britânica campeã Paralímpica Bethany Firth, que fez 1min04s53 nos 100m costas S14. “Eu realmente não esperava quebrar o recorde na classificatória. Estou feliz demais com minha prova. As garotas realmente impulsionam umas às outras. Mal posso esperar pelas finais”.

 

 

 

 

Da Redação com informações provenientes da Rio 2016