ogos Pan e Parapan-Americanos de Lima 2019: Medalhas oficiais dos Jogos Pan e Parapan-Americanos de Lima são apresentadas

Objeto de desejo dos 6.680 atletas, medalhas foram apresentadas nesta quinta. Foto: Lima 2019

 

Em cerimônia na manhã da última quinta-feira (11.07) foram apresentadas as medalhas oficiais que serão entregues nos Jogos Pan e Parapan-Americanos de Lima, no Peru, com início marcado para daqui a 15 dias. Os metais usados na fabricação são 100% peruamos, segundo os organizadores. A Sociedade Nacional de Mineração, Petróleo e Energia (SNMPE) fez uma entrega simbólica à organização dos Jogos das medalhas que serão usadas no pódio dos eventos.

 

 

O presidente do Comitê Organizador, Carlos Neuhaus, e o presidente do SNMPE, Manuel Fumagalli, foram os responsáveis por apresentar as medalhas. No total, foram produzidas 4.941 medalhas, sendo 1.582 de ouro, 1.582 de prata e 1.777 de bronze. “Não havia outra maneira de ter medalhas se elas não viessem das colinas do Peru, das minas que funcionam formalmente dia após dia. Estamos felizes que o SNMPE tenha aceitado o desafio”, disse Neuhaus.

 

 

“É um orgulho ter como uma das figuras o tradicional ‘quipu incaico’ (usado como sistema de contabilidade pelos incas), que ainda não foi totalmente decifrado e cuja escrita é desconhecida. Estamos a 15 dias do Pan e temos a tocha percorrendo todo o Peru. Estamos preparando a cerimônia de abertura, onde serão exibidos mais de cinco mil anos de nossa história. Estamos preparados, contra todas as probabilidades, para abrir as portas aos visitantes”, acrescentou.

 

Detalhes dos dois lados da medalha do Pan. Referência ao Quipu incaico, ferramenta de contabilidade dos incas. Foto: Lima 2019

“Estamos felizes porque o Setor de Mineração da SNMPE contribuirá com as medalhas em um evento em que o Peru é anfitrião. Os vencedores levarão um pedaço do Peru. As medalhas simbolizam o trabalho de mais de um milhão e meio de peruanos que trabalham direta e indiretamente na mineração formal. Estamos orgulhosos de nossa mineração e de toda a sua história. É um orgulho participar dessa maneira dos Jogos de Lima 2019, porque é a ocasião para mostrar ao mundo que o Peru é um país único”, afirmou Fumagalli.

 

 

Os Jogos Pan-Americanos Lima terão início no dia 26, em cerimônia no Estádio Nacional. O torneio continental reunirá 6.680 atletas de 41 países. Serão 17 dias de evento, até 11 de agosto, com competições em 14 distritos de Lima e Callao. Serão disputados 39 esportes, que incluem 62 disciplinas, sendo que 23 delas serão classificatórias para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

 

 

Parapan: símbolo do Santuário Arqueológico de Pachacamac, local histórico do Peru. Foto: Lima 2019

 

Já o Parapan contará com 1.890 atletas de 33 países, que competirão em 17 esportes. O evento será realizado entre 23 de agosto e 1º de setembro. As medalhas parapan-americanas têm o símbolo do Santuário Arqueológico de Pachacamac, local histórico do Peru. Segundo a mitologia Inca, Pachacamac foi Deus do fogo e filho do Sol, criador do mundo e de todas as criaturas que habitam nele.

 

 

 

Da Redação com informações provenientes do Comitê Organizador de Lima 2019 e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)