Natação – Troféu Maria Lenk: A competição servirá como seletiva para formar as seleções para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, Jogos Pan-Americanos e Mundial Júnior

A competição servirá como seletiva para formar as seleções para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, Jogos Pan-Americanos e Mundial Júnior – Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA

 

 

O Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu Brasil/Maria Lenk começa na próxima terça-feira (16). A principal competição da temporada brasileira da Natação, que será realizada no Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, formará três seleções para competições internacionais. Ao todo, serão 396 atletas na competição.

 

 

A missão do Troféu Brasil/Maria Lenk será formar seleções para: Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju, Jogos Pan-Americanos de Lima e para o Campeonato Mundial Júnior de Budapeste. De acordo com o supervisor de Natação da CBDA, Gustavo Otsuka, o fato da competição ser a única seletiva para estes torneios dá um peso maior ao Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação.

 

 

 

“O Troféu Brasil é a única oportunidade para que os nossos atletas representem a seleção brasileira em 2019. Portanto, a gente espera que eles cheguem à esta competição nas suas melhores formas para conseguirem seus melhores tempos e formarmos uma Seleção forte e competitiva para os eventos internacionais do nosso calendário”, falou.

 

 

 

Para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, serão convocados 24 atletas. Destes, quatro melhores tempos das finais A dos revezamentos (4x100m livre, 4x200m livre e 4x100m medley) terão vagas. Os lugares remanescentes serão preenchidos de acordo com os melhores tempos baseados no ranking da Fina.

 

 

 

Para os Jogos Pan-Americanos de Lima, serão 36 vagas, sendo 18 para os homens e 18 para as mulheres, respeitando as duas posições por prova individual. Serão convocados 12 atletas melhores colocados no ranking Pan-Americano de 2018. As vagas remanescentes serão distribuídas de acordo com o ranking da Fina com prioridade aos revezamentos.

 

 

 

A seleção júnior será definida a partir dos melhores tempos nas eliminatórias do Troféu Brasil. Ao todo, serão 16 vagas distribuídas para homens e mulheres. Participarão do Mundial homens nascidos de 2001 a 2004 e mulheres de 2002 a 2005.

 

 

Da Redação com informações da CBDA e COB