Mundial Paralímpico de Natação 2015: Daniel Dias fatura o quarto ouro no Mundial Paralímpico de Natação

Daniel Dias fatura o quarto ouro no Mundial Paralímpico de Natação - Foto: Alexandre Urch
Daniel Dias fatura o quarto ouro no Mundial Paralímpico de Natação – Foto: Alexandre Urch

 

 

 

 

Daniel Dias voltou a subir ao ponto mais alto do pódio nesta quarta-feira, 15.07, no Mundial Paralímpico de Natação, em Glasgow, Escócia. O multicampeão venceu os 200m livre S5 para levar o terceiro ouro na competição – dois individuais e um no revezamento 4x50m livre. Esta foi a oitava medalha do país (quatro de ouro e quatro de prata), que ocupa a quinta posição no quadro geral do campeonato.

 

 

O maior vencedor do esporte paralímpico brasileiro concluiu a distância em 2min27s28, quase 14 segundos à frente do vice-campeão, o atleta local Andrew Mullen, mas pouco acima do recorde mundial, que era a meta de Daniel. “Queria o recorde e agora vou conversar com meu técnico (Marcos Rojo) para ver o que faltou. Estou exausto, sei que fiz o meu melhor e isso me deixa contente. O recorde era uma meta e fico feliz com a medalha. Eu busco sempre melhorar as marcas. Não veio hoje, mas espero que venha nos Jogos Paralímpicos do Rio”, disse.

 

 

 

Na mesma prova, o Brasil foi representado por Clodoaldo Silva. O Tubarão nadou os 200m em 2min54s98 e ficou em sétimo. Nos 200m S5 feminino, duas nadadoras do país disputaram medalhas. Joana Neves chegou em quarto, com 3min08s66; e Esthefany de Oliveira ficou em sétimo, com o tempo de 3min29s36.

 

 

 

 

Também caíram na piscina nas finais desta tarde Raquel Viel, classe S12 (baixa visão), e Talisson Glock, classe S6. Raquel competiu nos 100m costas e terminou a prova em quinto lugar, com o tempo de 1min17s32. Talisson nadou os 50m borboleta e fechou a distância em 32s95, na sexta colocação.
Eliminatórias

 

 

 

 

 

Nesta quinta-feira, 16, nove brasileiros pulam na piscina na parte da manhã para as eliminatórias. Caio Oliveira enfrenta os 100m livre S8; Andre Brasil nada os 100m costas S10; Verônica Almeida disputa os 200m medley SM7; Ronystony Cordeiro compete nos 100m livre S4; Vanilton Nascimento e Ruiter Silva se enfrentam nos 50m livre S9; Susana Schnarndorf cai na água para os 50m livre S6; Daniel Dias volta à piscina para os 50m borboleta; e Joana Neves nada também os 50m borboleta S5.

 

 

 

 

O Mundial Paralímpico de Natação conta com a participação de 571 atletas de 67 países e vale vaga para os Jogos Paralímpicos do Rio-2016. A delegação brasileira é formada por 23 nadadores. Na última edição da competição, em Montreal, em 2013, o Brasil ficou em sexto no quadro geral de medalhas, com 26 no total, sendo 11 de ouro, nove de prata e seis de bronze.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Da Redação com informações provenientes de Agências de Notícias e do Comitê Paralímpico Brasileiro