Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015: Domínio na bocha ​leva o Brasil à centésima medalha no Parapan de Toronto.

Richardson comemorou a medalha de ouro
Richardson comemorou a medalha de ouro

 

 

 

O Brasil chegou nesta terça-feira, quarto dia de disputas dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, às cem medalhas. A marca foi atingida após o bronze de Marcelo dos Santos na classe BC4 da bocha. Ele foi seguido por quatro ouros nas respectivas classes individuais, além de outro bronze na modalidade. Pódios na natação, atletismo e halterofilismo também impulsionaram a delegação brasileira em solo canadense.

 

 

O desempenho perfeito da bocha teve início com José Chagas, na BC1. Ele bateu o canadense Hanif Mawji e ficou com o título. Maciel de Souza foi ouro na BC2, após vencer o também canadense Adam Dukovich. ​Em outro duelo contra os donos da casa, na BC3, Richardson Santos levou a melhor sobre Eric Bussiere. Eliseu dos Santos completou a festa brasileira ao bater Euclides Diaz (COL) na BC4.

 

 
“Eu queria que fosse uma final caseira, mas o colombiano vem jogando muito bem​, ​mas o ouro foi lá para casa. Em 2011, em Guadalajara, não consegui medalha pois perdi nas quartas​-​de​-final. Então, para mim, aqui era o sonho de ganhar a medalha”, disse Eliseu dos Santos.

 

 

 

“Assim como Londres, que era a minha primeira participação em Paralimpíadas, aqui em Toronto também é o meu primeiro Parapan. E tornou-se um momento único, com a conquista de dois ouros. Eu estou treinando muito para chegar a este nível”, afirmou Maciel dos Santos.

 

 

 

Dois bronzes ainda foram conquistados pelo Brasil. O primeiro foi obtido por Marcelo dos Santos, que tornou-se também o centésimo medalhista do país neste Parapan. Ele bateu o canadense Alison Levine por 5 a 1 para alcançar um lugar no pódio.

 

 
O segundo veio com Antônio Leme. A disputa do bronze ocorreu com dois brasileiros. Ele e Danielle Martins fizeram um jogo parelho, em que Antônio, de 47 anos, sagrou-se vencedor por 4 a 1.

 

 

 

Fonte: Da Redação com informações provenientes de Agências de Notícias e da Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro em Toronto