Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015: Brasil termina o primeiro dia de competiçõesdo Parapan de Toronto na liderança do quadro de medalhas

Parapan de Toronto 2015
Parapan de Toronto 2015

 

 

País já soma 18 pódios, com conquistas na natação, no halterofilismo, no ciclismo e na bocha

 

Apenas um dia de competições e o Brasil já registra 18 medalhas conquistadas nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto. Com sete ouros, sete pratas e quatro bronzes, o país fechou o primeiro dia de disputas do torneio continental na liderança do quadro geral, tendo o México em segundo lugar (17 medalhas) e os Estados Unidos em terceiro (11).

 

 

 

 

Entre os 18 pódios brasileiros deste sábado (8.08), 12 foram faturados na natação, onde Daniel Dias já fez a sua estreia com o ouro – o vigésimo da carreira. As outras medalhas vieram do halterofilismo, do ciclismo de estrada e da bocha.

 

 

Quadro de Medalhas no 1º Dia do Parapan 2015

 

 

ColocaçãoPaísOuroPrataBronzeTotal
1Brasil77418
2México73717
3Estados Unidos44311
4Canadá36716
5Colômbia35412
6Argentina2237
7Cuba2204
8Chile1001
9República Dominicana0011
10Honduras0000

 

 

 

Neste domingo (9), o Brasil disputa mais títulos no tênis de mesa e novamente no halterofilismo e na natação.

 

 

 

Natação

 

 

Um dos carros-chefe do Brasil no Parapan, a natação já trouxe 12 medalhas para o país logo em sua estreia, sendo três de ouro, sete de prata e duas de bronze. Grande estrela do país, o atleta Daniel Dias deu início à sua contagem de ouros em Toronto ao vencer os 100m livre (classe S5), em que fez dobradinha com Clodoaldo Silva, medalhista de prata. Felipe Caltran e Joana Neves também subiram ao topo do pódio nas provas 200m livre (S14) e 100m livre (S5), respectivamente.

 

 

 

Halterofilismo

 

 

A modalidade foi a grande responsável pela primeira medalha brasileira nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto. Maria Rizonaide, competindo com outras cinco atletas na categoria -50kg, foi superior desde a primeira rodada, levantou 73kg e garantiu a o ouro para o Brasil. Logo depois, Luciano Dantas foi superado apenas por atletas do Chile e de Cuba para ficar com a medalha de bronze. Ambos são estreantes no torneio continental.

 

 

 

Bocha

 

 

Modalidade que sempre traz medalhas para o país, a bocha não fez diferente em seu primeiro dia no Parapan de Toronto. Entre os três pódios disputados hoje, o Brasil conquistou duas medalhas de ouro e uma de bronze. Dirceu Pinto e os irmãos Eliseu e Marcelo dos Santos derrotaram México, Argentina e Canadá para chegarem ao topo do pódio da classe BC4. Na disputa por equipes (BC1 e BC2), ouro para Lucas Ferreira, Maciel Santos, Guilherme Germano e José Carlos de Oliveira. O bronze veio com a categoria BC3, na dupla formada por Antônio Leme e Daniele Martins.

 

 

Goalball

 

 

Campeã mundial em 2014, a seleção masculina de goalball já estreou com vitória em Toronto. A primeira partida foi contra a Argentina, com placar final de 11 x 6. As mulheres brasileiras, medalhistas de prata em Guadalajara-2011, também venceram neste sábado, diante das canadenses, por 3 x 1. » Leia a matéria

 

 
Rúgbi em cadeira de rodas

 

 

A seleção masculina do Brasil perdeu em seu primeiro jogo no rúgbi em cadeira de rodas. Enfrentando a forte seleção canadense, os brasileiros foram derrotados por 65 x 32. O time entra novamente em ação no domingo (9), às 22h30 (horário de Brasília), contra os Estados Unidos.

 

 

 

Ciclismo de estrada

 

 

O brasileiro Lauro Chaman faturou o ouro na prova de resistência de 80km (classe C5) na manhã deste sábado. Com o percurso encerrado em 1h58min, o ciclista chegou dois minutos à frente do colombiano Diego Bueñas, medalhista de prata. O dominicano Rodny Minier completou o pódio. Campeão em Guadaajara-2011, o brasileiro Soelito Gohr terminou a prova apenas com a sétima colocação.

 

 
Futebol de 5

 

 

Tricampeã paralímpica e bicampeã parapan-americana, a seleção brasileira de futebol de 5 manteve a supremacia durante a estreia em Toronto. Com goleada de 6 x 0, os brasileiros venceram o Chile em partida que teve o atacante Nonato como artilheiro, com quatro gols. » Leia a matéria
Futebol de 7

 

 

A Seleção Brasileira começou bem a fase de grupos do torneio. Na estreia, vitória tranquila em cima da equipe venezuelana, por 7 x 0. Wesley e Jonatas foram os destaques, com dois gols cada. O próximo adversário será a Argentina, na próxima segunda-feira (10), às 11h (horário de Brasília).

 

 

Vôlei sentado

 

 

Em 55 minutos de partida, a equipe masculina do Brasil venceu o México por 3 sets a 0, parciais de 25/9, 25/4 e 25/8. Amanhã as mulheres estreiam contra Cuba, às 12h (horário de Brasília). Os homens jogam novamente, desta vez contra os canadenses, às 18h.

 

 
Tênis de mesa

 

 

O Brasil já tem nove medalhas garantidas no individual após as partidas preliminares deste sábado. Amanhã, haverá a definição de duas categorias em que o país pode conquistar o ouro: Cátia Oliveira disputa a classe 1/2, e Danielle Rauen e Jennyfer Parinos jogam na classe 9/10.

 

 

 

Basquete em cadeira de rodas

 

 

Vitórias para o Brasil na estreia do masculino e do feminino no basquete em cadeira de rodas. As mulheres enfrentaram a equipe do México e, com Lia como o grande destaque, a seleção brasileira foi superior e fechou a partida em 58 x 31. O próximo adversário será a Guatemala, às 11h15 (horário de Brasília) deste domingo. No masculino, o Brasil venceu com ainda mais tranquilidade, fechando a partida em 114 x 40 contra Porto Rico. Amanhã (9), a equipe enfrenta a Colômbia às 13h30.

 

 

 

Tênis em cadeira de rodas

 

 

A dupla brasileira formada por Natália Mayara e Rejane Cândida venceu na estreia, em partida contra as mexicanas Rosalba Vázquez e Claudia Taboada, por 2 x 0 (6/3 e 6/3). Rejane joga novamente neste domingo, na disputa individual, contra a canadense Yuka Chokyu, às 15h (horário de Brasília). O dia também terá partidas dos brasileiros Carlos Santos e Daniel Rodrigues, que enfrentam adversários da Colômbia e de El Salvador, respectivamente.

 

 

 

 
Da Redação com informações de Agências de Notícias e – brasil2016.gov.br