Jogos Pan-americanos de Toronto 2015: Nova geração do Tênis Brasileiro faz últimos ajustes antes de estreia da modalidade no Pan 2015

Liderada por Orlando Luz e Bia Haddad Maia, jovem equipe faz últimos ajustes antes de estreia da modalidade
Liderada por Orlando Luz e Bia Haddad Maia, jovem equipe faz últimos ajustes antes de estreia da modalidade

 

 

 

 

 

A nova safra do tênis brasileiro desembarcou em Toronto na última terça-feira (7) pronta para representar bem o país nos Jogos Pan-americanos. Liderada pelo gaúcho Orlando Luz, jovem tenista de 17 anos e atual número 2 do ranking mundial juvenil ITF (ele já foi o número 1 do mundo recentemente) no masculino, e pela paulista Bia Haddad Maia, 19 anos de idade e atual número 149 do ranking profissional da WTA, no feminino, a equipe chega ao Canadá já tendo em vista o início de preparação para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020, e a evolução técnica e mental de jovens atletas recém-chegados ao profissional, mas sem deixar de brigar por medalhas em Toronto. Marcelo Zormann (19 anos), João Menezes (18 anos), Gabriela Cé (22 anos) e Paula Gonçalves (24 anos) completam a delegação brasileira da modalidade.

 

 

 

“O primeiro motivo para decidirmos pela vinda de uma equipe tão jovem foi a dificuldade que enfrentamos com relação ao calendário. O Torneio de Wimbledon e alguns outros torneios importantes acontecem justamente durante a semana dos Jogos Pan-americanos. São eventos com ótimas premiações e que dão boa pontuação, o que conta muito para os tenistas na corrida para os Jogos Olímpicos Rio 2016”, explicou Paulo Moriguti, chefe de equipe em Toronto. “O segundo fator mais importante é que estamos pensando no futuro desses atletas que estão aqui, já visando a preparação para os Jogos Olímpicos de 2020. É unanimidade que a oportunidade que eles estão tendo de viver o dia a dia de um evento multi-esportes como esse e de representar o país já está sendo de grande valia para a evolução deles como profissionais”, completou Paulo.

 

 

 

 

 

Apesar da juventude e da inexperiência da equipe, a expectativa real é pela briga por medalhas em todas as categorias (além de todos os atletas estarem inscritos na chave de simples, o Brasil será representado nas duplas masculinas por Orlando Luz e Marcelo Zormann, nas duplas femininas por Bia Haddad Maia e Paula Gonçalves, e nas duplas mistas por João Menezes e Gabriela Cé). “Ter a oportunidade de jogar o Pan é incrível. Não esperava, fiquei muito feliz quando recebi o convite. Agora que ganhei essa oportunidade, irei aproveitá-la da melhor maneira possível”, disse Orlando Luz, que preferiu não disputar a chave principal da categoria juvenil em Wimbledon para poder estar em Toronto. “Jogar aqui é uma grande experiência, pela primeira vez defenderei o Brasil como profissional. Tinha a opção de jogar o juvenil de Wimbledon, mas optei por jogar o Pan”, completou Orlando.

 

 

 

 

Após, como ela própria diz, ver sua carreira atingir outro patamar após sua participação na edição desse ano do Rio Open, quando enfrentou a tenista número 12 do mundo Sara Errani nas quartas de final e teve cinco match points a seu favor, Bia Haddad Maia chega a Toronto com a confiança em alta após vir subindo no ranking gradualmente desde o início do ano, e totalmente focada na conquista de uma medalha para o Time Brasil. “É um torneio diferente, tem um gostinho especial. Sei que preciso dar muito valor para essa semana, tem muita gente que queria estar aqui. Fiquei muito feliz em ser convocada, acredito que estou preparada e pronta para correr atrás de uma medalha. Sei que aqui represento muito mais do que apenas a mim mesma. Represento uma confederação, um país, minha família, meus amigos. Essa semana será muito importante para mim, pode ter certeza que irei entrar em quadra com todo o meu coração”, disse Bia.

 

 

 

 

A disputa do tênis nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015 acontecerá no Aviva Centre (antigo Rexall Centre), imponente e surpreendente complexo aonde são disputados a cada ano o Masters 1000 e o WTA de Toronto, dois dos principais torneios do calendário mundial do tênis. A modalidade terá seu início nessa sexta-feira (10) às 11h (horário de Brasília), com a disputa da primeira rodada da chave de simples masculino.

 

 

 

 

Confira os confrontos dos brasileiros na primeira rodada do Pan Toronto 2015:

 

 

 

Simples Masculino

João Menezes (BRA) x Ariel Behar (URU)
Orlando Luz (BRA) x Alejandro Obando (HON)
Marcelo Zormann (BRA) x E. Roberto Cid (DOM)

 

 

 

 

Simples Feminino

Paula Gonçalves (BRA) x Daniela Seguel (CHI)
Gabriela Cé (BRA) x Gaby Dabrowski (CAN)
Beatriz Haddad Maia (BRA) x Fernanda Brito (CHI)

 

 

 

 

Duplas Masculino

Orlando Luz / Marcelo Zormann (BRA) x Hans Hach / Luis Patiño (MEX)

 

 

 

 

Duplas Feminino

Bia Haddad Maia / Paula Gonçalves (BRA) – Bye na 1ª rodada
*Na 2ª rodada, enfrentam a vencedora entre Fernanda Brito / Daniela Seguel (CHI) x Victoria Rodriguez / Marcela Zacarias (MEX)

 

 

 

 

Duplas Mistas

João Menezes / Gabriela Cé x Ana Sofia Sanchez / Manuel Sanchez (MEX)

 

 

 

 

 

Fonte: Da Redação com informações provenientes de Agências de Notícias e do COB – www.cob.org.br