Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 – Vôlei de Praia: Carol Horta/Ângela vence colombianas e vai à semifinal

Ângela celebra vitória nos Jogos Pan-Americanos de Lima (Créditos: Alexandre Loureiro/COB)

 

O Brasil está na semifinal do vôlei de praia feminino dos Jogos Pan-Americanos de Lima (Peru). A dupla Carolina Horta/Ângela (CE/DF) superou pelas quartas de final do torneio as colombianas Diana e Yuli por 2 sets a 0 (21/17, 21/13) na tarde deste domingo (28.07), na arena Costa Verde, e avançou à próxima fase sem ter perdido nenhum set.

 

 

A partida pela semifinal será contra as norte-americanas Karissa Cook/Jace Pardon e acontece às 13h30 (de Brasília) desta segunda-feira (28.07). Assim como as brasileiras, a dupla dos Estados Unidos também chega invicta com quatro vitórias. A outra semifinal será entre as argentinas Ana Gallay/Fernanda Pereyra contra as cubanas Mailen Deliz/Leila Martinez.

 

 

Carolina Horta e Ângela terminaram o duelo empatadas com 16 pontos cada. A bloqueadora cearense analisou a vitória em sets diretos e destacou a postura de concentração total.

 

 

“Cada jogo é um jogo importante, claro que alguns times são mais favoritos, mas é um torneio diferente, onde podem aparecer surpresas. Temos que entra sempre com a mesma atenção e comprometimento, independente do adversário, de quem seja, se preocupar com nosso melhor. Foi uma vitória boa, dá uma confiança maior. Sabíamos que seria um jogo corrido, elas gostam muito de largadas, de colocar a bola, então foi ótimo sair com essa vitória. Tivemos pequenos erros, mas que fazem parte do jogo”, declarou Carol.

 

 

Ângela também comentou a boa atuação na partida das quartas de final, elogiando a atuação das colombianas e o apoio da torcida brasileira na arena.

 

 

“O time da Colômbia está de parabéns, elas não desistem, são muito ousadas. Sabíamos que iriam exigir muita atenção, foco alto da nossa parte. Felizmente deu tudo certo, estamos na semifinal e vamos com tudo buscar uma medalha. A cada ace, cada ponto, cada jogo, essa energia só aumenta, estamos recebendo muito carinho, os peruanos também estão torcendo para nós, vamos com tudo buscar um bom resultado”, destacou.

 

 

O Jogo

 

As brasileiras começaram muito concentradas, imprimindo ritmo forte, abrindo 6 a 2 logo no começo da partida. As colombianas variavam o alvo do saque, mas tanto Carol Horta quanto Ângela mantinham a virada de bola com regularidade. Na parada técnica, o time verde e amarelo vencia por 13 a 8. As colombianas encontraram bons saques e reduziram a desvantagem para dois pontos, mas o Brasil controlou a pressão e fechou a primeira parcial por 21 a 17 em falta no levantamento da atleta colombiana.

 

 

O segundo set também começou com Carol/Ângela sacando bem e abrindo 4 a 0 no placar. As colombianas tentaram pressionar Carol Horta no saque, mas o time brasileiro não baixou o ritmo e vencia por 12 a 9. Carol passou a forçar mais o saque, o que dificultou a recepção das colombianas, aumentando mais a vantagem, que chegou aos seis pontos: 17 a 11. Mantendo a vantagem sem dificuldade, as brasileiras fecharam o segundo set e a partida por 21 a 13 em lindo bloqueio de Carol Horta.

 

 

O formato de disputa do vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos 2020 acontece da seguinte maneira: as 16 duplas de cada gênero serão divididas em quatro grupos de quatro. O primeiro colocado de cada chave avança direto às quartas de final. Segundos e terceiros disputam uma rodada eliminatória extra, de oitavas de final. Na sequência ocorrem as semifinais e posteriormente as disputas pelas medalhas de bronze e ouro.

 

 

O Brasil é o país com mais medalhas na história dos Jogos Pan-Americanos, desde a inserção da modalidade no programa esportivo, em 1999. Somando os gêneros masculino e feminino, são cinco medalhas de ouro, três de prata e três de bronze. Cuba aparece na segunda posição, com seis medalhas conquistadas no total.

 

 

Jogos Pan-Americanos – Vôlei de Praia Feminino
Fase de Grupos
24.07 – Brasil 2 x 0 Ilhas Virgens – 21/8, 21/7
25.07 – Brasil 2 x 0 Chile – 21/16, 21/19
26.07 – Brasil 2 x 0 México – 21/10, 21/11

 

 

Quartas de Final
28.07 – Brasil 2 x 0 Colômbia – 21/17, 21/13

 

 

Semifinal
29.07 – Brasil x Estados Unidos -13h30 – SporTV acontece de 16 de setembro de 2019 a 31 de maio de 2020.

 

 

 

Da Redação com informações da Assessoria CBV