Jogos Olímpicos Rio 2016 – Maratona Masculina: Conheça os brasileiros que representarão o Brasil na maratona masculina no último dia dos Jogos Rio 2016

Largada da maratona feminina no Sambódromo, no último domingo (Foto: Alex Ferro / Rio 2016)
Largada da maratona feminina no Sambódromo, no último domingo (Foto: Alex Ferro / Rio 2016)

 

 

Uma das mais tradicionais provas dos Jogos Olímpicos, a maratona masculina será disputada neste domingo (21) com a participação dos melhores maratonistas do mundo. A largada será às 9h30 no Sambodromo, passando por ruas do Centro e Zona Sul do Rio, com a chegada, 42km depois, também no Sambodromo. Três brasileiros irão representar o Brasil: Marílson Gomes dos Santos, Paulo Roberto de Almeida Paula e Solonei Silva.

 

 

 
Conheça cada um dos maratonistas brasileiros

 

 

Marilson Gomes dos Santos
Marilson Gomes dos Santos

 

 

Marilson Gomes dos Santos, de 39 anos, nascido em Brasília, é o corredor brasileiro com o melhor índice para disputar a maratona nos Jogos Olímpicos Rio 2016,. Essa será sua terceira participação em Jogos. Após não completar a prova de Pequim, em 2008, e ficar em quinto lugar em Londres 2012, o bicampeão da Maratona de Nova York, em 2006 e 2008, acredita ter alguma vantagem por estar correndo em casa. O fundista, que ganhou reconhecimento mundial após ser o primeiro sul-americano a vencer os 42km por cinco bairros de Nova Iorque, conseguiu a vaga olímpica ao terminar a Maratona de Hamburgo com 2h11min00, no ano passado.

 

 

 

Paulo Roberto de Almeida Paula
Paulo Roberto de Almeida Paula

 
Paulo Roberto de Almeida Paula, paulista de 37 anos, estreou como maratonista em 2011, na Maratona de Amsterdam, finalizando em décimo sétimo lugar. No ano seguinte, conquistou seu recorde pessoal, de 2h10m23s, na Maratona di Sant’Antonio, em Pádua, na Itália, garantindo sua vaga nas Olimpíadas de Londres em 2012, na qual terminou em oitavo lugar. Após dois anos parado, garatiu sua vaga para os Jogos Rio 2016 na Maratona de Fufuoka, no Japão, com o tempo de 2h11min02s.

 

 

 

 

Solonei Rocha da Silva
Solonei Rocha da Silva

 

 

 

Solonei Rocha da Silva, de 34 anos, de Peneápolis, interior de São Paulo, é um ex-gari que ganho ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara, no México, e ao cruzar a linha de chegada da maratona do Campeonato Mundial de Atletismo em Moscou, de 2013, de mãos dadas com Paulo Roberto de Paula, garantindo o sexto lugar. Solonei, que fará sua estreia Olímpica, foi o primeiro brasileiro a se garantir nos Jogos Rio 2016, com o tempo de 2h13min15s, obtidos na Maratona de Milão, na Itália, no ano passado.

 

 

 

 

 

 

Da Redação com informações provenientes do COB