Jogos Olímpicos Rio 2016 – Doping: Ciclista Brasileiro pego no exame antidoping é banido das Olimpíadas Rio 2016

Ciclista brasileiro foi flagrado em exame antidoping realizado fora de competição - Foto: Divulgação/Alexandre Loureiro/Exemplus/COB
Ciclista brasileiro foi flagrado em exame antidoping realizado fora de competição – Foto: Divulgação/Alexandre Loureiro/Exemplus/COB

 

A Missão Brasileira nos Jogos Olímpicos Rio 2016 recebeu a notificação por parte do Comitê Olímpico Internacional de resultado analítico adverso para “CERA”, que consta na lista de substâncias proibidas pela WADA (Agência Mundial Antidopagem), no atleta de ciclismo Kleber Ramos.

 

 

 

Os exames que detectaram a substância foram realizados fora de competição, nos dias 31 de julho e 04 de agosto, quando o ciclista ainda não integrava a delegação brasileira.

 

 

 

 

Kleber foi integrado à Missão no dia 4 de agosto, após a realização do segundo exame, e não completou a prova de ciclismo estrada realizada no sábado, dia 6.

 

 

 

 

A Corte Arbitral do Esporte determinou que o brasileiro seja desclassificado dos Jogos Rio 2016, descredenciado e que seu resultado na competição seja anulado. A Missão acata as orientações da Corte Arbitral do Esporte.

 

 

 

 

“Aguardamos o julgamento definitivo do atleta por parte da Federação Internacional da modalidade antes que seja feito qualquer comentário precipitado. No entanto, o Comitê Olímpico do Brasil e a Missão Brasileira reiteram a tolerância zero com o doping no esporte”, disse Roberto Nahon, chefe-médico da Missão Brasileira no Rio 2016.

 

 

 

Antes do julgamento do CAS, o COB atendeu a orientação de confidencialidade do caso.

 

 

 
Da Redação com informações provenientes do COB