Jogos Olímpicos Rio 2016 – Atletismo: Brasil vai à final do 4x400m Masculino após a desclassificação da Grã-Bretanha

Brasil vai à final do 4x400m Masculino após a desclassificação da Grã-Bretanha
Brasil vai à final do 4x400m Masculino após a desclassificação da Grã-Bretanha – Foto:Flavio Florido/Exemplus/COB

 

 

O Brasil se classificou para mais uma final de revezamento no atletismo dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Depois do 4x100m masculino, desta vez foi o 4x400m, também dos homens, formado por Pedro de Oliveira, Alexander Russo, Peterson dos Santos e Hugo Sousa. Nesta sexta-feira, 19 de agosto, no Estádio Olímpico, a equipe brasileira marcou o tempo de 3m00s43, o oitavo geral.

 

 

 

 

Depois de participar da segunda bateria, quando cruzou a linha de chegada em quinto – nono tempo no geral –, a equipe brasileira foi informada da desclassificação da Grã-Bretanha, que havia feito o melhor tempo de todos, mas cometeu uma irregularidade na passada do bastão e ficou de fora da final. É a primeira vez que o 4x400m brasileiro chega à final, após 24 anos de ausência – a última vez fora em Barcelona 1992.

 

 

 

 

 

Já no revezamento 4x400m feminino, a equipe brasileira, formada por Geisa Coutinho, Jailma Lima, Joelma Sousa e Letícia Souza, terminou sua bateria em oitavo lugar, com o tempo de 3m30s27, e não se classificou para a final da prova.

 

 

 

 

 

 

A última prova da noite desta sexta-feira foi justamente a mais aguardada pelo público, o revezamento 4x100m, com a presença do Usain Bolt na equipe da Jamaica. O Brasil correu na raia dois, com Ricardo Souza, Victor Hugo Santos, Bruno Lins e Jorge Vides. Com o tempo de 38s41, o quarteto brasileiro chegou na oitava colocação. A Jamaica conquistou a medalha de ouro, o Japão, a prata, e os Estados Unidos, o bronze.

 

 

 

 

 

Na outra final do dia, Wagner Domingos, do lançamento do martelo, chegou na 12ª colocação. Nos três primeiros lançamentos, Wagner conseguiu 72,28m como melhor marca, o que não foi suficiente para que tivesse direito a mais três tentativas. Com isso, ficou de fora da fase final da prova.

 

 

 

 

 

 

Da Redação com informações provenientes do COB