Jogos Europeus Baku 2015 oferecem oportunidades de qualificação para o Rio 2016

Homem faz rapel em prédio de Baku no fim do revezamento da chama dos Jogos Europeus (Foto: Francois Nel/Getty Images)
Homem faz rapel em prédio de Baku no fim do revezamento da chama dos Jogos Europeus (Foto: Francois Nel/Getty Images)

 

 

 

A primeira edição dos Jogos Europeus – que começa no próximo dia 12 e vai até 28 de junho na cidade de Baku, capital do Azerbaijão – reserva emoções especiais para atletas de 15 dos 30 esportes que estarão em disputa. Para estas modalidades, o evento tem impacto direto no processo de classificação de atletas e países para os próximos Jogos Olímpicos. (Acompanhe aqui a corrida pela classificação para os Jogos Rio 2016).

 

 

Veja abaixo os pontos de conexão entre Baku 2015 e Rio 2016:

 

 

 

Atletismo: As competições em Baku 2015 são acreditadas pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF), por isso oferecem oportunidades para os atletas conquistarem os índices Olímpicos de qualificação.

 

 
Boxe: Os medalhistas de ouro, prata e bronze (esse último, apenas o lutador que for derrotado nas semifinais pelo futuro campeão) em todas as categorias de peso estarão classificados para o Campeonato Mundial, que acontece em outubro, na cidade de Doha, um dos principais torneios classificatórios para o Rio 2016.

 

 

 
Ciclismo BMX, de estrada e mountain bike: Os resultados dos ciclistas nestas três disciplinas em Baku 2015 contam pontos para cada ranking, e os atletas mais bem posicionados nas listas consolidadas em maio de 2016 conquistam as vagas para seu país nos Jogos Olímpicos.

 

 

 
Judô: O torneio em Baku 2015 conta pontos para o ranking mundial, cuja lista consolidada em maio de 2016 classifica diretamente ou dentro da cota reservada a cada continente os melhores em cada categoria de peso.

 

 

 

Natação: As competições em Baku 2015 são acreditadas pela Federação Internacional de Desportes Aquáticos (FINA), por isso oferecem oportunidades para os atletas conquistarem os índices Olímpicos de qualificação.

 

 

 
Tênis de mesa: Os vencedores individuais entre homens e mulheres em Baku 2015 garantem suas vagas no Rio 2016.

 

 

Tiro esportivo: O vencedor de cada um dos 15 eventos individuais (somando os torneiros masculino e feminino) em Baku 2015 conquista a vaga no Rio 2016 para o seu país.
 

 

 

Tiro com arco: Os pontos conquistados em Baku 2015 são equivalentes àqueles obtidos nos campeonatos europeus, portanto serão computados para o ranking mundial. As vagas para o Rio 2016 não obtidas diretamente pelos torneios de qualificação Olímpica serão destinadas aos atletas ou países mais bem posicionados no ranking consolidado em julho de 2016.

 

 

 
Taekwondo: O torneio em Baku 2015 conta pontos no ranking, cujo posicionamento entre os vinte primeiros é pré-requisito para a classificação do atleta no Rio 2016.

 

 

 
Triatlo: Os vencedores da prova em Baku 2015 entre homens e mulheres conquistam uma vaga para seus países no Rio 2016.
 

 

 

Vôlei de praia: Baku 2015 conta pontos para o ranking, cuja lista consolidada em junho de 2016 classifica os 15 melhores (com limite de duas duplas por gênero por país) para o Rio 2016.
 

 

 

Luta estilo livre e greco-romana: Apenas países que tenham representantes em Baku 2015 poderão participar do Campeonato Mundial 2015, cujos seis primeiros atletas em cada categoria de peso classificam-se para o Rio 2016.

 

 

 

 

 
Fonte: Da Redação com informações provenientes de Agências Nacionais, Agências Internacionais e do www.rio2016.com