Jogos Escolares da Juventude de 2018: Natal, Manaus e Joinville sediarão os Jogos Escolares da Juventude de 2018 que terá um novo formato.

Natal, Manaus e Joinville sediarão os Jogos Escolares da Juventude de 2018 que terá um novo formato.

 

Os Jogos Escolares da Juventude serão disputados em novo formato em 2018. Após as visitas de inspeção nas cidades candidatas, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) definiu que as etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas, serão realizadas nas cidades de Natal (RN), Manaus (AM) e Joinville (SC). E definiu também que Natal sediará a etapa nacional, reunindo mais de seis mil atletas das categorias 12 a 14 e 15 a 17 anos. De acordo com o COB, o novo formato gerará uma redução orçamentária de aproximadamente 30% em relação aos anos anteriores.

 

 

 

 

A fase nacional em Natal será disputada entre 12 e 25 de novembro e terá 14 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia (apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez e wrestling.

 

 

 

As etapas regionais serão disputadas por cerca de 1.100 atletas. Nelas serão definidos os classificados do basquete, futsal, handebol e vôlei para a fase nacional de Natal, nas duas categorias etárias. A primeira será realizada na capital do Rio Grande do Norte, de 12 a 16 de setembro. Manaus (AM) receberá pela primeira vez uma etapa da maior competição escolar do país, entre 19 e 23 de setembro. Já Joinville (SC) será a sede da terceira fase regional entre 26 e 30 de setembro.

 

 

 

 

Para definir as sedes do evento, o COB realizou diversas visitas de inspeção às 16 cidades candidatas. Três quesitos foram avaliados para a escolha da cidade-sede da etapa nacional: determinação da cidade para realizar o evento, rede hoteleira compatível e locais adequados para a competições. A regionalização por etapas permite que cidades com infraestrutura menor também possam sediar o evento.

 

 

 

Da Redação com informações provenientes do COB