Jogos Escolares da Juventude 2016 – João Pessoa: Modalidades Coletivas agitam os Jogos Escolares da Juventude em João Pessoa nesta terça-feira – 15/11/2016.

Modalidades Coletivas agitam os Jogos Escolares da Juventude em João Pessoa nesta terça-feira - 15/11/2016. - Foto: Washington Alves/Exemplus/COB
Modalidades Coletivas agitam os Jogos Escolares da Juventude em João Pessoa nesta terça-feira – 15/11/2016. – Foto: Washington Alves/Exemplus/COB

 

 

Encerradas as competições dos nove esportes individuais, os Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2016, para alunos-atletas de 15 a 17 anos, iniciam nesta terça-feira, dia 15, a segunda fase de disputas com as modalidades coletivas. Os campeões estaduais no basquete, futsal, handebol e vôlei lutam pelo título nacional até o próximo sábado, dia 19. A entrada do público é gratuita para todos os locais de competição. As tabelas dos jogos encontram-se no site dos Jogos Escolares.
 

 

 

Após o término das modalidades individuais, o diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner, exaltou a estrutura da cidade e o crescimento do evento. “Poucas cidades brasileiras têm um parque aquático, uma pista de atletismo e um centro de convenções como João Pessoa tem. O setor de hotelaria e a mobilidade urbana também são outros pontos que estão contribuindo para o sucesso dos Jogos”, disse Edgar.
 

 

 

As modalidades coletivas são disputadas em três divisões. De terça a quinta-feira, as equipes se enfrentam dentro dos seus grupos. As partidas começam às 9h em 16 quadras esportivas (quatro por esporte). Sexta-feira acontecem as semifinais de todas as divisões e, no sábado, as disputas pelas medalhas de ouro e de bronze.
 

 

 

 

Com o fim das modalidades individuais, alguns dos Embaixadores dos Jogos Escolares da Juventude de 2016 voltaram para casa e deixaram saudades. São eles: Fabiana Murer (atletismo), Gideoni Monteiro (ciclismo), Gilda de Oliveira (luta olímpica), Graciele Herrmann (natação), Mariany Nonaka (tênis de mesa), Natalia Gaudio (ginástica rítmica), Rafaela Silva (judô) e Ricardo (vôlei de praia). A partir desta terça-feira, dia 15, desembarcam em João Pessoa outros quatro craques do esporte brasileiro para acompanhar as modalidades coletivas.

 

 

 
São eles: Fabiana Diniz, a Dara (handebol), capitã da seleção brasileira campeã Mundial na Sérvia 2013 e tricampeã pan-americana – Santo Domingo 2003, Rio 2007 e Guadalajara 2011; Giba (vôlei), medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Atenas 2004 e prata em Pequim 2008 e Londres 2012, tricampeão mundial (2002, 2006 e 2010), ouro nos Jogos Pan-americanos Rio 2007, entre diversos outros títulos; Janeth (basquete), medalha de prata nos Jogos Olímpicos Atlanta 1996 e bronze em Sydney 2000, campeã mundial em 1994, ouro nos Jogos Pan-americanos Havana 1991, prata em Indianápolis 1987 e no Rio 2007 e tetracampeã da WNBA pelo Houston Comets; e Lenísio (futsal) campeão mundial em 2008 e vice-campeão em 2000, cinco vezes artilheiro e duas vezes campeão (1999 e 2002) da Liga Futsal, eleito três vezes o melhor jogador da Liga Futsal (2000, 2001 e 2002).

 

 

 
Observadores e técnicos das seleções brasileiras de base das quatro modalidades também são figurinhas fáceis nas quadras dos Jogos Escolares. Além de olheiros dos grandes clubes nacionais dos quatro esportes coletivos.

 

 

 
Diversas outras atividades sociais e de entretenimento estão à disposição da garotada de 15 a 17 anos que participa dos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2016. Na próxima quarta-feira, dia 16, às 18h30, por exemplo, o craque Giba participa de um bate papo com todos os atletas interessados, no Centro de Convenções.

 

 
Oficinas de animação, exposição de uniformes dos atletas olímpicos, exposição de fotos, lan house, exibição de filmes, mesas de tênis de mesa e totó, além de ações da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), uma forma de prevenir e ensinar os jovens sobre os perigos do uso de drogas no esporte. Encerrada a experimentação de badminton, começou nesta segunda-feira, dia 14, o basquete 3×3. Os alunos-atletas podem conhecer a modalidade em dois horários: das 10h às 15h e entre 17h e 21h, também no Centro de Convivência.

 

 

 
Os Jogos Escolares da Juventude tem como objetivo principal contribuir para a inclusão social dos jovens através do esporte, além de identificar atletas para o alto rendimento do país. O Time Brasil que participou dos Jogos Olímpicos Rio 2016 é um exemplo da capacidade de identificação de talentos do evento. Dos 465 atletas brasileiros que disputaram o Rio 2016, 52 passaram pelos Jogos Escolares. Levando-se em conta apenas as modalidades disputadas nos Jogos Escolares, esse número representa 23% da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos.
 

 

 

Confira os locais de competição de cada esporte:

 

 
BASQUETE
Local: ANSEF Endereço: Rua Poeta Luiz R Batista de Carvalho, 560 – Jardim Oceania
Local: Vila Olímpica Endereço: Rua Desportista Aurélio Rocha, s/nº – Bairro dos Estados
Local: Colégio Interactivo Endereço: Rua Hilton Guedes Pereira, 217 – Cristo
Local: Colégio Motiva Oriental Endereço: Av João Cirilo da Silva, s/nº – Altiplano Cabo Branco
 

 

 

FUTSAL
Local: AABB Endereço: Sítio Aratu, s/nº
Local: Odilon Ribeiro Coutinho Endereço: Rua Mariângela Lucena Peixoto, s/nº – Valentina Figueiredo I
Local: Centro de Ensino da Polícia Militar Endereço: Rua Dr Cel Francisco de Assis Veloso, s/nº – Mangabeira
Local: FUNAD Endereço: Rua Oreste Lisboa, s/nº – Conjunto Pedro Gondim

 

 
HANDEBOL
Local: Colégio Motiva Ambiental Endereço: Rua Silvino Lopes, 225 – Tambaú
Local: Ginásio “O Ronaldão” Endereço: BR 230, Km 27 – Cristo Redentor
Local: Centro de Convenções de João Pessoa – Quadra 1 e Quadra 2 Endereço: PB 008, Km 5 – Pólo Turístico do Cabo Branco

 

 

 
VÔLEI
Local: SESC Endereço: Av Desembargador Souto Maior, 291 – Centro
Local: Escola Técnica Endereço: Av Hilton Souto Maior, s/nº – Portal do Sol – Mangabeira
Local: IFPB – Quadra 1 e Quadra 2 Endereço: Rua Primeiro de Maio, 720 – Jaguaribe

 

 

 

 
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo da Paraíba e patrocínio máster da Coca-Cola.

 

 

 

 

Da Redação com informações provenientes do COB