Jogos Escolares da Juventude 2016 – João Pessoa: Mato Grosso do Sul estreia com vitória sobre Rondônia no Basquete Feminino nos Jogos Escolares da Juventude em João Pessoa.

Yasmin Nunez foi a cestinha da partida com 27 pontos. Técnico Rodrigo Oliveira de Paula lembra das dificuldades da equipe - Imagem: Wagner Carmo/Exemplus/COB
Yasmin Nunez foi a cestinha da partida com 27 pontos. Técnico Rodrigo Oliveira de Paula lembra das dificuldades da equipe – Imagem: Wagner Carmo/Exemplus/COB

 

O time feminino de basquete do Colégio Raul Sans de Matos, de Campo Grande (MS), venceu o Colégio Dom Bosco, de Porto Velho (RO), por 56 a 20, na estreia das duas equipes pelo grupo B da segunda divisão dos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2016, para alunos-atletas de 15 a 17 anos. Yasmin Nunez, a Yas, marcou 27 pontos e foi a cestinha da partida. Outro destaque da equipe foi Ana Laura Cubel, que anotou 12 pontos.

 

 

 

 

Técnico da equipe sul-mato-grossense, Rodrigo Oliveira de Paula lembrou as dificuldades que as meninas enfrentam para conseguir representar o Estado na maior competição escolar do país. O time divide um ginásio a céu aberto com equipes de futsal, basquete e vôlei e só podem treinar nas terças e sextas-feiras.

 

 

 

 

“Quando chove temos que cancelar os treinos. Nas segundas, quartas e quintas algumas meninas treinam na universidade. Algumas pegam mais de uma condução para treinar, mas fazemos tudo por amor ao esporte. Outra dificuldade que enfrentamos é a falta de adversários. Jogamos contra um time de meninos de 14 anos, mais fortes e mais rápidos, o que no fundo é bom para dar ritmo às nossas atletas. Mas nossa expectativa é muito boa”, disse Rodrigo.

 

 

 

 

O treinador afirmou ainda que o time é um dos mais baixos da competição, outro desafio a ser superado. Entre as atletas inscritas, cinco disputaram os Jogos Escolares da Juventude de 2015, em Londrina e essa experiência conta a favor da equipe.
 

 

 

Pela equipe de Rondônia, três atletas marcaram seis pontos na partida: Gabriela Magalhães, além de Bia Silva e Isis Fuhr. Capitã da equipe, Gabriela e a maioria das meninas da equipe disputam pela quarta vez os Jogos Escolares. Em 2014, a equipe conquistou a medalha de prata na terceira divisão do torneio, subindo assim para a segundona.

 

 

 

 

“O colégio tem um histórico enorme de participações nos Jogos Escolares. Não viemos no ano passado, mas disputamos a competição entre 2011 e 2014, quando conquistamos a nossa primeira medalha”, disse Gabriela.

 

 

 

 

Além do vice-campeonato escolar, as meninas tem outra recordação do torneio de 2014, que guardarão para sempre. Embaixador do basquete naquela edição e hoje um dos 95 funcionários contratados para organizar o evento, o ex-pivô Josuel, de 2,08m, campeão pan-americano em Winnipeg 1999 e que enfrentou o Dream Team de Michael Jordan, Magic Johnson, Larry Bird e companhia nos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992, duelou com as meninas dentro do Centro de Convenções.

 

 

 

 

“Ele é demais. Super simpático, um amor de pessoa. Ele pegava a bola com uma mão e era impossível tirar a bola dele. Foi um dia inesquecível”, disse a jovem de 17 anos.

 

 

 

 

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com apoio do Governo da Paraíba e patrocínio máster da Coca-Cola.

 

 

 

 
Da Redação com informações provenientes do COB