Futebol – FIFA: Comitê de Ética da Fifa bane José Maria Marin do futebol

Comitê de Ética da Fifa bane José Maria Marin do futebol

 

 

O Comitê de Ética da Fifa anunciou nesta segunda-feira (15) o banimento vitalício do ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin, 86, de todas as atividades ligadas ao esporte.

 

 

Além disso, o órgão impôs ao cartola uma multa de 1 milhão de francos suíços (R$ 3,86 milhões, pela cotação atual). Marin foi considerado culpado de receber propinas entre 2012 e 2015, em contratos de direitos de transmissão e comaerciais relativos a competições de futebol.

 

 

 

“Em sua decisão, a câmara julgadora decidiu que Marin violou o artigo 27 (Propina) do Código de Ética da Fifa e, como resultado, o baniu para sempre de atividades relacionadas ao futebol em nível nacional e internacional”, diz um comunicado da entidade.

 

 

 

Marin já foi condenado nos Estados Unidos a quatro anos de prisão por organização criminosa, fraude bancária e lavagem de dinheiro. Segundo a acusação, o ex-presidente da CBF recebeu US$ 6,5 milhões em propinas ligadas a contratos de transmissão televisiva e marketing relativos à Copa do Brasil, à Copa América e à Libertadores

 

 

 

Da Redação com informações provenientes da ANSA