Doodle do Google: Doodle do Google comemora o Dia da Independência do Brasil e o início da Paraolimpíadas 2016

Doodle do Google comemora o Dia da Independência do Brasil e o início da Paraolimpíadas 2016 - Imagem: google.com.br
Doodle do Google comemora o Dia da Independência do Brasil e o início da Paraolimpíadas 2016 – Imagem: google.com.br

 

Doodle de hoje celebra o Dia da Independência do Brasil e da abertura da 16° edição dos Jogos Paraolímpicos de Verão de 2016, destacando as proezas incríveis do atletismo, natação, halterofilismo, futebol de cinco, vôlei sentado entre 23 modalidades de esportes que os participantes vão demonstrar no Rio.

 

 

Neste ano teremos algumas estreias, pois o Rio é a primeira cidade da América do Sul a sediar os Jogos Paraolímpicos, e teremos a estreia de alguns esportes como o da canoagem e paratriatlo entre os mais eventos existentes.

 

 

 
Os jogos Paralímpicos acontecerão entre 7 e 18 de Setembro, ao todo, são 4.350 atletas de 178 países, serão 11 dias de competição, com 23 modalidades, 528 provas valerão medalhas: 225 femininas, 265 masculinas e 38 mistas.

 

 

 

As modalidades são: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, canoagem, ciclismo de estrada, ciclismo de pista, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, goaball, halterofilismo, hipismo, judo, natação, remo, rugby em cadeira de rodas, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela e vôlei sentado.

 

 

 

Entre as 23 modalidades da paraolimpíadas, sete são adaptadas na versão paralímpica dos jogos: basquete em cadeira de rodas, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5 e de 7, rugby de cadeiras de rodas, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

 

 

 

Os esportes que acontecem de forma tradicional, podem contar com algumas diferenças: corredores cegos participam com guias, por exemplo, enquanto a bola no futebol conta com um guizo, para que os jogadores com deficiência visual possam segui-la por meio do som. A Bocha e goalball são esportes exclusivos dos Jogos Paralímpicos.

 

 

 

O mascote das Paraolimpíadas 2016 é o Tom, que representa a flora brasileira.

 

Tom
Tom

 

A primeira edição oficial dos jogos aconteceu em 1960, em Roma. No final dos anos 1940, porém, já existiam competições para atletas com deficiência. Tudo começou quando um médico alemão usou o esporte como forma de reabilitação para os soldados feridos na 2ª Guerra Mundial.

 

 

 

 

Dia da Independência do Brasil

 

 

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.