Copa do Mundo Feminina de Futebol – França 2019: Espanha impõe seu ritmo e vence fácil a África do Sul pelo Mundial Feminino de Futebol – Grupo B

Espanha impõe seu ritmo e vence fácil a África do Sul pelo Mundial Feminino de Futebol – Grupo B – Imagem: Reprodução/twitter/@FIFAWWC

 

 

No duelo de coadjuvantes do Grupo B, melhor para a Espanha.

 

 

Em Le Havre, duas equipes sem muita tradição nos mundiais de futebol feminino completaram a rodada do Grupo B.

 

 

A Espanha ainda tinha o favoritismo, principalmente por ter várias de suas jogadoras atuando no time do Barcelona, diante de uma África do Sul que pouco prometia.

 

 

Porém, quem abriu o placar foram as sul-africanas. Aos 25 minutos, num belo chute de fora da área, Kgatlana acertou no ângulo da goleira Panos, que não levou muita fé na bola. Era apenas a segunda vez que o time conseguiu chegar perto da meta espanhola.

 

 

Depois do gol, em vez de a Espanha ameaçar e buscar o empate, o que se viu foi um time perdido em campo, sem incomodar a meta da goleira Dlamini, da África do Sul, que fez apenas uma defesa.

 

 

 

No 2º tempo, a Espanha foi obrigada a acordar. Porém, só conseguiu chegar ao gol de empate aos 25 minutos, graças ao auxílio da árbitra chilena que viu pênalti num lance em que Van Wyk tocou o cotovelo na bola dentro da área. A rigorosíssima penalidade foi convertida pela atacante Hermoso, deslocando a goleira: 1 a 1.

 

 

 

Três minutos depois, novamente a árbitra foi decisiva, anulando o que seria o segundo gol espanhol, marcado por Torrecilla, em impedimento.

 

 

O empate fez com que a África do Sul se afobasse e, novamente, um pênalti foi marcado. Mais uma vez, a favor das espanholas, a árbitra só confirmou depois de ver o lance no VAR. A lateral Vilakazi, que fez a falta dentro da área, foi expulsa e Hermoso foi para a cobrança. Com classe, ela voltou a vencer a goleira Dlamini: 2 a 1, aos 37 minutos.

 

 

 

Precisando empatar e com uma jogadora a menos, a África do Sul foi ao ataque, esqueceu da defesa e facilitou a vida das espanholas. Aos 43 minutos, Lúcia García entrou como quis na área e driblou a goleira. Não tinha como desperdiçar: 3 a 1.

 

 

 

 

A vitória colocou a Espanha na liderança  do Grupo B. Na próxima rodada, alemães e espanholas jogam na quarta-feira, enquanto as perdedoras, China e África do Sul se enfrentam na quinta-feira no Parque dos Príncipes, em Paris.

 

Grupo B

 

 

Ficha técnica:

 

 

ESPANHA 3 x 1 ÁFRICA DO SUL

Sábado, 8 de junho de 2019
Competição: Mundial Feminino (1ª fase – Grupo B)
Local: Le Havre, França
Juíza: Maria Carvajal (Chile)
Público: 12.044

 

 

Espanha: Panos, Torrejon, Paredes, León e Corredera; Losada (Lúcia García), Torrecilla e Putellas (Nahikari García); Sampedro (Bonmati), Hermoso e Caldentey. T: Jorge Vilda.

 

 

África do Sul: Dlamini, Ramalepe, Van Wyk, Matlou e Vilakazi; Motlhalo (N´Dimeni), Biyana, Jane e Mthandi (Seoposenwe); Fulutudilu (Smeda) e Kgatlana. T: Desiree Elis.

 

 

Gols: No 1º tempo: Kgatlana (25). No 2º tempo: Hermoso (pên.) (25), Hermoso (pên.) (37) e Lúcia García (43).

 

 

A 8ª Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA será realizada na França entre os dias 7 de junho a 7 de julho. Neste ano, 24 equipes disputam o título. Desde 1991, a copa feminina ocorre de quatro em quatro anos. Os Estados Unidos são tricampeões (1991, 1999 e 2015); a Alemanha (2003, 2007), bicampeã; Noruega (1995) e Japão (2011) têm um título cada.

 

 

 

Da Redação com informações provenientes da Agência Brasil