Copa do Brasil 2018 – Semifinais: Flamengo e Corinthians duelam pelas semifinais da Copa do Brasil

Flamengo x Corinthians - Imagem: Composição Portal Bragança
Flamengo x Corinthians – Imagem: Composição Portal Bragança

 

 

Donos das maiores torcidas do Brasil e de camisas das mais tradicionais do futebol, Corinthians e Flamengo se enfrentam pela semifinal da Copa do Brasil nesta quarta-feira (12), às 21h45, no Maracanã. Com histórico pequeno de jogos decisivos entre os confrontos, essa será apenas a quinta vez que irão se enfrentar em disputa por uma vaga à fase seguinte. Na lista, partidas do Brasileiro, Rio-SP, Libertadores e a própria Copa do Brasil.

 

 

 

Nos quatro encontros eliminatórios registrados na história do confronto entre Corinthians e Flamengo, a vantagem é carioca com três eliminações impostas aos paulistas. Pela Copa do Brasil, o encontro aconteceu somente uma vez, na primeira edição da competição. No Rio, vitória flamenguista por 2 a 0 com gols de Zico e Nando. Em São Paulo, porém, o Corinthians chegou a ter a vaga ao vencer por 4 a 1 até os 42 minutos do segundo tempo, quando Júnior marcou e classificou o rubro-negro pelo critério do gol qualificado fora de casa.

 

 

 

O último encontro de mata-mata entre as equipes também teve emoção e festa rubro-negra. Pelas oitavas de final da Taça Libertadores da América, Adriano marcou e, em casa, o time carioca venceu o primeiro jogo pelo placar mínimo. Comandado por Ronaldo, no Pacaembu, o Corinthians foi para o vestiário com o placar necessário para avançar: 2 a 0 com gol contra de David Braz e outro do Fenômeno. Aos quatro minutos da segunda etapa, porém, Vágner Love diminuiu e o Flamengo mais uma vez avançou pelo gol qualificado fora de casa.

 

 

 

Torneio extinto

 

 

Na edição de 1997 do antigo Torneio Rio-São Paulo, Corinthians e Flamengo se enfrentaram logo na primeira fase eliminatória da competição, equivalente às quartas de final. Na ida, no estádio do Maracanã, Romário marcou duas vezes e Sávio uma para abrir boa vantagem carioca com o 3 a 0 no placar. Na volta, novamente o Corinthians esteve bem perto da vaga. Túlio e Mirandinha marcaram aos 30 e 44 minutos do segundo tempo na vitória por 2 a 0, insuficiente para levar a decisão da vaga ao menos para os pênaltis.

 

 

 

Vitória alvinegra

 

 

O único confronto em que o Corinthians saiu vencedor no mata-mata foi com uma virada memorável sobre o então bicampeão brasileiro. Com gols de Élder e Bebeto, o Flamengo fez 2 a 0 em casa, na ida, e encaminhava a classificação à semifinal. No jogo de volta, porém, num Morumbi com mais de 115 mil pessoas, o Corinthians foi arrasador.

 

 

 

 

Apesar de demorar para abrir o placar, o time do Parque São Jorge foi eficiente. Biro Biro marcou aos 32 minutos e viu Wladimir, de pé direito, ampliar aos 38. Na segunda etapa, Édson Boaro marcou um golaço aos sete minutos e Ataliba, aos 14, ampliou o impiedoso e histórico 4 a 0 corintiano. Paulinho ainda marcou contra, encerrando o placar em 4 a 1 e a vaga alvinegra à semifinal da competição.

 

 

 

Confira os confrontos de mata-mata entre as equipes:

 

 

Campeonato Brasileiro 1984
Quartas de final
29/04 Flamengo 2×0 Corinthians (Élder e Bebeto)
06/05 Corinthians 4×1 Flamengo (Biro Biro, Wladimir, Édson e Ataliba; Paulinho, contra)
Corinthians classificado

 

 

Copa do Brasil 1989
Quartas de final
02/08 Flamengo 2×0 Corinthians (Zico e Nando)
12/08 Corinthians 4×2 Flamengo (Neto 2x, Giba e Eduardo; Zico e Júnior)
Flamengo classificado

 

 

 

Torneio Rio-São Paulo 1997
Quartas de final
21/01 Flamengo 3×0 Corinthians (Romário 2x e Sávio)
25/01 Corinthians 2×0 Flamengo (Túlio e Mirandinha)
Flamengo classificado

 

 

 

Taça Libertadores da América 2010
Oitavas de final
24/04 Flamengo 1×0 Corinthians (Adriano)
05/05 Corinthians 2×1 Flamengo (David Braz, contra e Ronaldo; Vágner Love)
Flamengo classificado

 

 

 

Da Redação com informações provenientes FPF