Copa do Brasil 2016: Conheça os confrontos e os oito times que disputam as quartas de final da Copa do Brasil 2016.

Copa do Brasil
Conheça os confrontos e os oito times que disputam as quartas de final da Copa do Brasil 2016.

 

 

É quarta-feira recheada de futebol pela Copa do Brasil! Nesta noite, a bola rola em quatro cantos diferentes do país para as quartas de final da competição. Mas quais são e como estão as oito equipes que ainda disputam o título da Copa do Brasil? Chegou a hora de saber um pouco mais sobre cada uma delas.

 

Corinthians x Cruzeiro
Corinthians x Cruzeiro

 

– Corinthians x Cruzeiro

 

 

Corinthians

 

 

Campeonato Brasileiro: 7º na Série A
Títulos da Copa do Brasil: 3 (1995, 2002 e 2009)
Copa do Brasil 2015: Eliminado nas oitavas de final
Último jogo na competição: Corinthians 1 x 0 Fluminense (1 x 1 no jogo de ida)

 

 

Depois da demissão do técnico Cristóvão Borges, o Corinthians ainda tenta se encontrar sob a batuta de Fábio Carille. O time, que é o atual campeão brasileiro, passou por uma reformulação em seu elenco ao longo da temporada, e aposta na força de sua casa, a Arena Corinthians, para ir mais longe na Copa do Brasil. Foi lá que o Timão derrotou o Fluminense por 1 a 0 e garantiu sua classificação nas quartas de final da Copa do Brasil. O clube, que é tricampeão da competição, não sabe o que é chegar às semifinais da Copa do Brasil desde 2009. Na ocasião, o Corinthians acabou campeão.

 

 

 

Cruzeiro

 

 

Campeonato Brasileiro: 17º na Série A
Títulos da Copa do Brasil: 4 (1993, 1996, 2000 e 2003)
Copa do Brasil 2015: Eliminado nas oitavas de final
Último jogo na competição: Cruzeiro 1 x 0 Botafogo (5 x 2 no jogo de ida)

 

 

O Cruzeiro é, ao lado do Grêmio, o maior campeão da Copa do Brasil, com quatro títulos. Se no Brasileirão o Cruzeiro luta contra a zona de rebaixamento, a Copa do Brasil pode ser uma grande oportunidade para a Raposa conquistar um título nacional em 2016 e, de quebra, garantir uma vaga na Taça Libertadores da América no ano que vem. Para isso, o Cruzeiro conta com um técnico experiente na competição. Campeão com o Corinthians em 2009, Mano Menezes foi projetado nacionalmente quando levou o XV de Novembro às semifinais da Copa do Brasil em 2004. Mano ainda fez parte da campanha do título do Flamengo em 2013 e comandou o Corinthians no vice-campeonato de 2008.

 

 

 

Atlético Mineiro x Juventude
Atlético Mineiro x Juventude

 

 

– Atlético-MG x Juventude

 

 

Atlético-MG

Campeonato Brasileiro: 3º na Série A
Títulos da Copa do Brasil: 1 (2014)
Copa do Brasil 2015: Eliminado nas oitavas de final
Último jogo na competição: Ponte Preta 2 x 2 Atlético-MG (1 x 1 no jogo de ida)

 

 

Nos últimos anos, o Atlético-MG tem provado que ninguém pode duvidar de sua capacidade em torneios disputado em mata-mata. Com um estilo avassalador dentro de casa e muita emoção, o Galo conquistou os títulos da Taça Libertadores da América e da Copa do Brasil em 2013 e 2014, respectivamente. Boa parte daquele grupo se manteve no Atlético, que agora é comandado por Marcelo Oliveira. O técnico já esteve presente em quatro finais de Copa do Brasil, e venceu a última edição com o Palmeiras, seu primeiro título da competição.

 

 

 

Juventude

 

 

 

Campeonato Brasileiro: Disputando as quartas de final da Série C
Títulos da Copa do Brasil: 1 (1999)
Copa do Brasil 2015: Não participou
Último jogo na competição: Juventude 0 x 1 São Paulo (2 x 1 no jogo de ida)

 

 

 

O Juventude é o único time sobrevivente na Copa do Brasil que não está na Série A. Também classificado para as quartas de final da Série C, o Jaconero divide suas atenções entre a Copa do Brasil e o confronto com o Fortaleza, que vale o acesso para a Série B de 2017. Enquanto isso, o Juventude se inspira na sua própria história para tentar surpreender todos os outros sete times da Copa do Brasil. Em 1999, diante de um Maracanã lotado de torcedores botafoguenses, o Juventude derrotou o clube da Estrela Solitária e conquistou seu primeiro e único título da Copa do Brasil até aqui.

 

 

Santos x Internacional
Santos x Internacional

 

 

 

– Santos x Internacional

 

 

 

Santos

 

 

 

 

 

Campeonato Brasileiro: 4º na Série A
Títulos da Copa do Brasil: 1 (2010)
Copa do Brasil 2015: Vice-campeão
Último jogo na competição: Vasco da Gama 2 x 2 Santos (3 x 1 no jogo de ida)

 

 

 

Em 2015, o Santos bateu na trave. Sua campanha na Copa do Brasil terminou com uma derrota nos pênaltis para o Palmeiras na final. Campeão em 2010, o Peixe tenta repetir a dose esse ano. A equipe perdeu seu artilheiro nas últimas duas edições, Gabriel Barbosa, que deixou o Santos para integrar o elenco da Internazionale. No comando técnico, o Santos tem Dorival Jr., que esteve com o clube na campanha do vice-campeonato de 2015. O treinador também estava no único título do Peixe na competição, quando comandou Neymar, Robinho, Paulo Henrique Ganso e companhia.

 

 

Internacional

 

 

Campeonato Brasileiro: 18º na Série A
Títulos da Copa do Brasil: 1 (1992)
Copa do Brasil 2015: Eliminado nas quartas de final
Último jogo na competição: Fortaleza 1 x 0 Internacional (3 x 0 no jogo de ida)

 

 

 

O Internacional não vive um bom momento na temporada. Ameaçado de rebaixamento no Brasileirão, o Colorado tenta o seu segundo título da Copa do Brasil para garantir uma vaga na Libertadores no próximo ano. Depois de eliminar o Fortaleza, o Inter tem pela frente um grande desafio contra o Santos. Mas tem um retrospecto positivo contra o adversário na Copa do Brasil. Santos e Inter se enfrentaram duas vezes pela competição, com duas classificações do Internacional, em 1997 e 2002.

 

Grêmio x Palmeiras
Grêmio x Palmeiras

 

– Grêmio x Palmeiras

 

 

 

 

Grêmio

 

 

Campeonato Brasileiro: 8º na Série A
Títulos da Copa do Brasil: 4 (1889, 1994, 1997 e 2001)
Copa do Brasil 2015: Eliminado nas quartas de final
Último jogo na competição: Grêmio 0 x 1 Atlético-PR (0 x 1 no jogo de ida)

 

 

Quando o assunto é Copa do Brasil, o Grêmio é um bicho-papão. Mas o maior campeão da competição, com quatro títulos, vive um jejum de títulos nacionais desde sua última conquista da Copa do Brasil, em 2001. Eliminado nas oitavas de final em 2015, o Grêmio tem Renato Portaluppi como técnico, mesmo treinador que o Tricolor teve em 2014, quando chegou às semifinais. Ainda de olho no G-4 do Brasileirão, o Grêmio tem as duas frentes para buscar uma vaga na próxima Taça Libertadores da América.

 

 

 

Palmeiras

 

 

 

Campeonato Brasileiro: 1º na Série A
Títulos da Copa do Brasil: 3 (1998, 2012 e 2015)
Copa do Brasil 2015: Campeão
Último jogo na competição: Botafogo-PB 1 x 0 Palmeiras (3 x 0 no jogo de ida)

 

 

 

Líder do Brasileirão, o Palmeiras é o atual campeão da Copa do Brasil. Seu título, o terceiro do clube na história, veio após confrontos emocionantes contra Internacional, Fluminense e, na final, Santos. O Palmeiras tem a chance de realizar um fato inédito, já que nunca houve um bicampeão da Copa do Brasil. Técnico do Palmeiras, Cuca não teve muita sorte na última Copa do Brasil que disputou. Com o Atlético-MG, em 2013, Cuca não passou das oitavas de final, em que acabou derrotado pelo Botafogo. Em 2015, foi Marcelo Oliveira quem comandou o Palmeiras rumo ao título.

 

 

 

 
Da Redação com informações provenientes da CBF