Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2019 – Etapa de Tóquio: A Dupla Brasileira Alison/Álvaro fica em 4° lugar na etapa de Tóquio

Alison (dir, na bola) e Álvaro Filho em ação durante etapa da Polônia (Créditos: Divulgação/FIVB)

 

O dia também foi de disputa de medalhas no torneio masculino. Alison e Álvaro Filho, que no domingo passado haviam sido campeões da etapa de Portugal e encararam viagem cansativa para o Japão, acabaram superados pelos holandeses Brouwer/Meeuwsen por 2 sets a 0 (21/12, 21/17) na disputa do bronze, ficando com a quarta posição.

 

 

O resultado é o melhor entre os times brasileiros no masculino, rende 560 pontos para a dupla no ranking da corrida olímpica brasileira e do tour internacional, além de prêmio de cerca de R$ 30 mil. Alison e Álvaro chegam aos 4.390 pontos, se distanciando levemente de André/George (ES/PB), que estão em terceiro, com 4.000. Os líderes são Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF), que possuem 5.120 pontos (veja lista abaixo).

 

 

 

Na corrida olímpica do Brasil, apenas os eventos de quatro e cinco estrelas do Circuito Mundial, além do Campeonato Mundial, são contabilizados, cada um com peso correspondente. Além disso, os times terão uma média dos 10 melhores resultados obtidos, podendo descartar as piores participações. Só valem os pontos obtidos juntos, como dupla.

 

 

A corrida olímpica interna das duplas brasileiras acontece em paralelo à disputa da vaga do país, que segue as regras da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Cada nação pode ser representada por, no máximo, duas duplas em cada naipe.

 

 

Os países possuem quatro maneiras de garantir a vaga: vencendo o Campeonato Mundial 2019; sendo finalistas do Classificatório Olímpico, que será disputado na China, também em 2019; estando entre as 15 melhores duplas do ranking olímpico internacional; vencendo uma das edições da Continental Cup (América do Norte, América do Sul, África, Ásia e Europa). O Japão, sede, tem uma dupla em cada naipe já garantida.

 

 

 

CORRIDA OLÍMPICA BRASILEIRA – MASCULINO:
Evandro/Bruno Schmdit (RJ/DF) – 5.120 pontos
Alison/Álvaro Filho (ES/PB) – 4.390 pontos
André Stein/George (ES/PB) – 4.000 pontos
Pedro Solberg/Vitor Felipe (RJ/PB) – 2.800 pontos
Guto/Saymon (RJ/MS) – 2.300 pontos

 

 

Da Redação com informações da CBV