Circuito Mundial de Vôlei de Praia – 2015: Larissa e Talita vencem e fazem a final na Croácia.

Larissa e Talita
Larissa e Talita

 

 

 

O Brasil tem grandes chances de ter seu hino tocado no Major Series de Porec, na Croácia. Invictas na competição, Larissa e Talita venceram na manhã deste sábado (06.06) Kristina Valjas e Jamie Broder, do Canadá, por 2 sets a 0 (21/19 e 21/19) e estão na decisão do torneio feminino. As adversárias no duelo que ocorre ainda neste sábado, às 13h (de Brasília), serão conhecidas do confronto entre as também canadenses Bansley e Pavan contra as australianas Bawden e Clancy.

 

 

 

Invictas no Major Series de Porec e na sexta semifinal seguida, Larissa e Talita tiveram pela frente a dupla canadense que também vem de bons resultados no Circuito Mundial. Entretanto, as atuais campeãs brasileiras de vôlei de praia começaram bem, com Talita muito forte no ataque.

 

 

 

 

 

A parceria abriu 6/4 no início do jogo. As canadenses se recuperaram e buscaram a igualdade no placar em 9/9, na sequência do primeiro set. Tamanho era o equilíbrio, com os times confirmando seus serviços, que um único erro poderia decidir a parcial. Com um saque para fora de Valjas, as brasileiras chegaram a dois set points, fechando o set em 21/19, após potente ataque de Talita.

 

 

 

 

A segunda etapa começou com os times desperdiçando pontos no saque, mas compensando no ataque. Do ponto inicial até a casa dos 15 pontos, tanto o Brasil quanto o Canadá não conseguiram se distanciar em mais de um ponto no marcador. Talita, o nome do jogo, fechou a rede e colocou o time nacional na frente com 17/15. E em novo bloqueio, marcando 19/17. Com duas chances de fechar a partida, o ponto do jogo saiu novamente das mãos de Talita: 21/19, e 2 sets a 0, em 37 minutos.

 

 

 

“Tem que manter a concentração o tempo inteiro, os jogos são muito difíceis nessa reta final de competição, os times chegam com o voleibol afiado. Sabíamos que o jogo não seria fácil, (Valjas e Broder) são duas jogadoras altas, mas estávamos preparadas mentalmente para os momentos de dificuldade. Não posso deixar de enaltecer o jogo da Talita, que esteve firme do início ao fim, em todas as bolas. O mérito pela vitória de hoje é mais dela do que meu”, enalteceu Larissa.

 

 

 

 

O Major Series de Porec será o primeiro de três na temporada do Circuito Mundial. Ele possui a mesma pontuação, formato e premiação que os Grand Slams. Será a primeira vez que a cidade de aproximadamente 17 mil habitantes recebe uma etapa do tour. De 2005 a 2008, a capital Zagreb recebeu torneios apenas no naipe masculino, com o Brasil liderando em ouros (dois), além de também ter conquistado um bronze.

 

 

 

 

A corrida olímpica brasileira será definida da seguinte forma: uma dupla masculina e uma dupla feminina conquistarão a classificação para a Olimpíada de 2016 pela pontuação obtida nos nove principais eventos do Circuito Mundial 2015 (cinco Grand Slams, três Major Series e Open do Rio de Janeiro). Os times poderão descartar os dois piores resultados ao longo da temporada.

 

 

 

 

Em 2015, o calendário do Circuito Mundial prevê cinco Grand Slams, três Major Series, dez Opens, o Campeonato Mundial e o World Tour Finals, que reunirá apenas os oito melhores times da temporada de cada gênero. Cada torneio possui pontuação e premiação distintas, mas serão distribuídos ao todo mais de 9,6 milhões de dólares.

 

 

 

 

Os times vencedores da etapa de Porec nos dois gêneros somam 800 pontos no ranking do Circuito Mundial e garantem um prêmio de 57 mil dólares. Ao todo, 400 mil dólares são distribuídos aos atletas em cada um dois gêneros. Logo após a Croácia, ocorre o Major Series de Stavanger, na Noruega, de 9 a 14 de junho.

 

 

 

 

 

Fonte: Da Redação com informações provenientes de Agências Nacionais e da CBV