Circuito Mundial de Surfe 2019 – Etapa de Peniche: Ítalo Ferreira vence em Portugal e assume liderança do ranking mundial de surfe

Ítalo Ferreira lidera o circuito mundial e está próximo, também, da vaga olímpica. Foto: ISA/Jimenez
Ítalo Ferreira lidera o circuito mundial e está próximo, também, da vaga olímpica. Foto: ISA/Jimenez

 

 

O ranking mundial de surfe tem novo líder. Neste fim de semana, o brasileiro Ítalo Ferreira bateu o sul-africano Jordy Smith na final em Peniche, em Portugal, com uma nota 10, conquistou o bicampeonato da etapa e assumiu a liderança do ranking, faltando apenas a etapa de Pipeline para o encerramento da temporada.

 

Na final, logo na primeira onda, Ítalo conseguiu a nota máxima com um aéreo “full rotation” perfeito. Na segunda, conseguiu um 7.83, abrindo grande vantagem para o atleta da África do Sul, que não conseguiu ameaçar o brasileiro.

 

 

Com isso, Ítalo vai para a última etapa, em Pipeline, no Havaí, entre os dias 8 e 20 de dezembro, usando a lycra amarela, que antes de Peniche estava com Gabriel Medina. Além de Ítalo e Medina, segundo colocado, os únicos com chances de título são Filipe Toledo e o próprio Jordy Smith. Os três brasileiros brigam, ainda, pelas duas vagas do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Os dois melhores no Circuito carimbam o passaporte para o Japão.

 

 

Weston-Webb na semi

No feminino, Tatiana Weston-Webb venceu a australiana Sally Fitzgibbons por 13,67 a 9,14, mas caiu na semifinal para Caroline Marks, dos Estados Unidos, por 13,16 a 7,70. Ao alcançar as quartas-de-final no domingo anterior, 20.10, Tati garantiu a vaga para Tóquio 2020.

 

 

Da Redação com informações provenientes do Comitê Olímpico do Brasil