Cicuito Mundial de Vôlei de Praia 2015: Três duplas Masculinas brigarão nas oitavas no Major Series de Porec na Croácia.

Três duplas Masculinas  brigarão nas oitavas no Major Series de Porec na Croácia.
Três duplas Masculinas brigarão nas oitavas no Major Series de Porec na Croácia.

 

 

O Brasil avançou com três duplas às oitavas de final do torneio masculino do Major Series de Porec, na Croácia, nesta sexta-feira (05.06). Álvaro Filho/Vitor Felipe (PB) conseguiram a vaga direta ao terminarem em primeiro na chave, enquanto Evandro/Pedro Solberg (RJ) e Ricardo/Emanuel (BA/PR) tiveram que disputar uma partida a mais, pela repescagem. Alison e Bruno Schmidt (ES/DF) acabaram parando justamente na repescagem, em duelo brasileiro.

 

 

A dupla paraibana encara os canadenses Josh Binstock e Sam Schachter. Já os campeões olímpicos de Atenas enfrentam os italianos Daniele Lupo e Paolo Nicolai. Evandro e Pedro Solberg disputam a vaga contra os franceses Youssef Krou e Edouard Rowlandson. Além dos jogos das oitavas de final, as quartas de final também ocorrem neste sábado (06.06). Semifinais, disputa de bronze e final serão disputadas no domingo (07.06).

 

 

 

 

Das quatro duplas que entraram em quadra nesta sexta, em Porec, Álvaro Filho e Vitor Felipe (PB) foram os únicos a se garantirem na fase eliminatória como primeiros colocados no seu grupo, sem a necessidade de disputar a repescagem. Em 39 minutos de partida, os paraibanos que começaram no pré-classificatório venceram os venezuelanos Jesus Villafañe e Jackson Henríquez por 2 sets a 0 (21/19 e 21/17). O duelo contra os canadenses, nas oitavas, será o primeiro encontro entre os times.

 

 

 

 

O número de brasileiros nas oitavas poderia ser maior, mas os resultados da primeira fase colocaram Ricardo/Emanuel (BA/PR) e Alison/Bruno Schmidt (ES/DF) frente a frente na repescagem. Em uma partida de nível técnico muito elevado, os campeões olímpicos levaram a melhor por 2 sets a 0, com parciais de 21/16 e 21/13, em 37 minutos.

 

 

 

 

Mais cedo, eles haviam sido derrotados pelos austríacos Doppler/Horst por 2 sets a 0 (21/16, 21/15), em 36 minutos, ainda pelo grupo B, terminando em terceiro lugar na chave B. Já Alison e Bruno também haviam tropeçado no último duelo da chave. Eles perderam a primeira colocação do grupo A para os canadenses Ben Saxton e Chaim Schalk ao serem derrotados por 2 sets a 0 (21/16, 34/32), em 46 minutos de jogo.

 

 

 

 

Evandro e Pedro Solberg (RJ), embalados por uma vitória no último compromisso pelo Grupo H, reeditaram a final do Grand Slam de Moscou contra os espanhóis Herrera e Gavira, pela repescagem. E diferentemente do resultado da partida da semana passada, desta vez os cariocas levaram a melhor. Com um jogo agressivo, a parceria venceu por 2 sets a 0 (21/19 e 24/22), em 41 minutos. Na partida da chave, os brasileiros bateram os croatas Zeljkovic/Silic por 2 sets a 0 (21/18, 21/14), em 35 minutos.

 

 

 

 

O Major Series de Porec será o primeiro de três na temporada do Circuito Mundial. Ele possui a mesma pontuação, formato e premiação que os Grand Slams. Será a primeira vez que a cidade de aproximadamente 17 mil habitantes recebe uma etapa do tour. De 2005 a 2008, a capital Zagreb recebeu torneios apenas no naipe masculino, com o Brasil liderando em ouros (dois), além de também ter conquistado um bronze.

 

 

 

 

A corrida olímpica brasileira será definida da seguinte forma: uma dupla masculina e uma dupla feminina conquistarão a classificação para a Olimpíada de 2016 pela pontuação obtida nos nove principais eventos do Circuito Mundial 2015 (cinco Grand Slams, três Major Series e Open do Rio de Janeiro). Os times poderão descartar os dois piores resultados ao longo da temporada.

 

 

 

 

Em 2015, o calendário do Circuito Mundial prevê cinco Grand Slams, três Major Series, dez Opens, o Campeonato Mundial e o World Tour Finals, que reunirá apenas os oito melhores times da temporada de cada gênero. Cada torneio possui pontuação e premiação distintas, mas serão distribuídos ao todo mais de 9,6 milhões de dólares.

 

 

 

 

Os times vencedores da etapa de Porec nos dois gêneros somam 800 pontos no ranking do Circuito Mundial e garantem um prêmio de 57 mil dólares. Ao todo, 400 mil dólares são distribuídos aos atletas em cada um dois gêneros. Logo após a Croácia, ocorre o Major Series de Stavanger, na Noruega, de 9 a 14 de junho.

 

 

 

 

 

Fonte: Da Redação com informações provenientes de Agências Nacionais e da CBV