Campeonato Paulista 2015 – Paulistão: Confira quem pode cair ou se classificar na última rodada da primeira fase do Paulistão 2015

Paulistão 2015
Paulistão 2015

 

A primeira fase do Paulistão Itaipava 2015 – Série A1 chega ao fim nesta quarta-feira. As 20 equipes entram em campo para definir as colocações finais da primeira fase. Os mais interessados na rodada são XV de Piracicaba e Penapolense, que disputam a última vaga nas quartas de final. A mesma Penapolense ainda tem uma briga contra o rebaixamento, que também conta com Rio Claro, Capivariano, São Bernardo, Linense e Portuguesa. Confira abaixo o que cada time precisa:

 

 

Classificação

 

 

Na briga pela classificação, o XV de Piracicaba recebe o Corinthians. Uma vitória simples garante a passagem de fase para o time piracicabano. Em caso de empate, ele terá que torcer contra o Penapolense, que enfrenta o São Bento. O Penapolense, por sua vez, só se classifica com uma vitória, combinada com empate ou derrota do XV.

 

 

Rebaixamento

 

 

A situação mais crítica na briga contra o rebaixamento é a da Portuguesa. Com 13 pontos, a equipe rubro-verde precisará derrotar o São Paulo, além de torcer por dois resultados que têm que ser derrotas de Penapolense e São Bernardo ou empates de Capivariano e Linense. Se empatar, a Portuguesa só se salva com derrotas de Capivariano e Linense.

 

 

A situação do Linense é semelhante à da Portuguesa. A equipe precisa vencer e torcer para tropeço do Capivariano ou derrotas de São Bernardo e Penapolense. Caso vença, o Capivariano vença e Penapolense e São Bernardo empatem, teria que descontar o saldo de gols dos rivais. Hoje o Linense tem -13, contra -6 do time de Capivari e -4 dos outros rivais. O Linense se salva com um empate desde que a Portuguesa não vença e o Capivariano seja derrotado.

 

 

 

Primeiro fora da zona de rebaixamento, o Capivariano se salva se somar o mesmo número de pontos de Linense e Portuguesa, desde que mantenha o saldo de gols sobre o Linense. Também há possibilidade de se salvar com uma vitória simples e derrotas de Penapolense ou São Bernardo, ou vitória por dois gols de diferença e empate desses adversários.

 

 

 

Penapolense e São Bernardo tem campanhas idênticas. A vantagem do primeiro é nos gols marcados (17 a 9). Em uma combinação desfavorável em que os dois percam e Capivariano, Linense e Portuguesa ganhem os dois são rebaixados. Caso um dos rivais tropece e só reste uma vaga para ser disputada entre eles, cai quem tiver a maior derrota.

 

 

 

As chances mais remotas de rebaixamento são do Rio Claro. O time soma 16 pontos e tem saldo -3. O clube só será rebaixado com uma combinação improvável de resultados que conta com uma vitória do Linense por 9 gols de diferença (essa diferença cai de acordo com a diferença da derrota do Rio Claro).

 

 

 

Da Redação com informações provenientes da FPF