Campeonato Brasileiro 2018 – Brasileirão: Santos vence o Sport com tranquilidade e sai da zona de rebaixamento

Santos vence o Sport por 3 a 0 pela 19ª rodada do Brasileirão 2018 - Foto: Divulgação/Twitter/Santos
Santos vence o Sport por 3 a 0 pela 19ª rodada do Brasileirão 2018 – Foto: Divulgação/Twitter/Santos

O Santos abriu a 19ª e última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro com uma goleada dentro da Vila Belmiro. Com gols de Eduardo Sasha, Rodrygo e Victor Ferraz, o time de Cuca venceu o Sport por 3 a 0 e respirou fora da zona de rebaixamento. O treinador aproveitou o jogo para dar ritmo de jogo para alguns recém-chegados ao clube, como Derlis González, Carlos Sánchez e Bryan Ruiz.

Com o resultado o Santos chegou a 21 pontos, saltando para o 12° lugar Já o Sport, que estreou o técnico Eduardo Baptista, permanece com 20 pontos e completa nove jogos sem vencer. O time conseguiu se comportar bem no primeiro tempo, mas sentiu a expulsão de Rogério na etapa final e acabou goleado na baixada santista.

No primeiro lance de jogo o Santos já conseguiu abrir o placar na Vila Belmiro. Pela direita, Derlis González carregou a marcação, chegou na linha de fundo e cruzou para trás. Gabriel Barbosa escorou de cabeça e a bola sobrou para Bryan Ruiz. O costarriquenho dominou e já ajeitou rapidamente para Eduardo Sasha. O atacante completou o lance, tocou na saída de Magrão e conseguiu balançar as redes no comecinho da partida.

Com a vantagem o Santos relaxou e passou a dar espaço para o adversário, que não conseguia aproveitar. Na estreia de Eduardo Baptista o Sport priorizou a bola levantada na grande área, mas sem assustar Vanderlei. Em resposta, o time da casa poderia ter ampliado o placar com 19 minutos, quando Bryan Ruiz cruzou na medida para Derlis González, mas o paraguaio cabeceou torto, sem direção, para a linha de fundo.

As duas principais oportunidades apareceram já na reta final da primeira etapa. Com 38, Rogério driblou Victor Ferraz pela direita, chegou na linha de fundo e cruzou rasteiro para Hernane. O ‘Brocador’ bateu já caindo e mandou para fora. Depois, com 40, Gabriel ajeitou de pênalti para Bryan Ruiz na entrada da grande área. O meia tentou bater no segundo pau, tirando de Magrão, mas o goleiro conseguiu jogar para a linha de fundo.

O Santos voltou mais aceso para o segundo tempo. Aos oito minutos, Vanderlei cobra tiro de meta, Ernando se atrapalha na marcação do Sport e a bola sobra para Gabriel Barbosa. O atacante levanta a cabeça e encontra Carlos Sánchez, praticamente frente a frente com Magrão. O uruguaio vai mal, pega muito mal na bola e desperdiça a chance incrível de ampliar o resultado.

Do outro lado o Sport tentava responder, mas não conseguia vencer Vanderlei. Até que aos 11 minutos a missão ficou ainda mais difícil fora de casa. Rogério, que já tinha cartão amarelo, fez uma falta boba em Derlis González no meio de campo, recebeu o vermelho e deixou o time de Pernambuco com um jogador a menos. A partir daí o Santos encontrou o espaço que precisava para crescer ainda mais de produção.

Com 13 minutos, Gabriel recebeu um cruzamento na medida de Derlis, se desvencilhou da marcação e testou no chão, para uma linda defesa de Magrão. Controlando o jogo, o Santos chegou a balançar as redes aos 33, mas o árbitro assinalou impedimento. Victor Ferraz recebeu com liberdade pela direita e cruzou rasteiro para Gabriel Barbosa completar, mas o atacante estava em condição irregular.

Só que a tranquilidade santista apareceu no finalzinho do jogo, já no apagar das luzes. Cuca tirou Rodrygo do banco de reservas e o menino resolveu o jogo Com 36, Derlis apareceu pela direita e cruzou para o camisa nove completar. Depois, com 38, Victor Ferraz aproveitou um rebote da marcação, dominou na linha de grande área e soltou o pé, sem nenhuma chance para Magrão, fechando a goleada dentro da Vila.

O próximo compromisso do Santos é na terça-feira, às 21h45, contra o Independiente da Argentina no primeiro jogo das oitavas de final da Libertadores. O jogo está marcado para Avellaneda, em Buenos Aires. Pelo Campeonato Brasileiro o time só volta a atuar na 21ª rodada, contra o Bahia no próximo sábado, dia 25, às 16h, novamente na Vila Belmiro.

Fonte: FPF