Campeonato Brasileiro 2018 – Brasileirão: O líder Palmeiras venceu o Santos por 3 a 2 e conquistou vaga na Libertadores 2019

O líder Palmeiras venceu o Santos por 3 a 2 e conquistou vaga na Libertadores 2019 – Foto: twitter.com/palmeiras

 

 

O Palmeiras segue firme na liderança do Campeonato Brasileiro. Na noite deste sábado, na abertura da 32ª rodada, o time paulistano venceu o clássico contra o Santos, por 3 a 2, no Allianz Parque, em São Paulo, em grande jogo. Dudu e Edu Dracena marcaram no primeiro tempo. Copetti e Dodô descontaram na etapa final, mas Victor Luís decretou a vitória.

 

 

 

Com o resultado, o Palmeiras segue firme em primeiro lugar com 66 pontos, sete na frente do Flamengo, que ainda entra em campo nesta rodada para encarar o São Paulo, no Morumbi. O Santos, por sua vez, segue sua perseguição à zona de classificação para a Libertadores, em sétimo lugar, com 46 pontos, empatado com o Atlético-MG.

 

 

O resultado no clássico garantiu matematicamente ao Verdão a vaga na Conmebol Libertadores de 2019. Esta é a primeira vez na história que o clube disputa quatro edições seguidas da competição continental. Vale lembrar que o Alviverde já é o time brasileiro que mais vezes disputou a Libertadores em todos os tempos, ao lado de Grêmio e São Paulo (os três com 18 participações).

 

 

 

Com novidades no time titular com as entradas de Jean e Scarpa, o Palmeiras dominou completamente o primeiro tempo. Usando a dupla pelo lado direito, o time da capital não teve trabalho para abrir o placar aos 13 minutos. Jean arrancou do campo de ataque e acionou Borja. O colombiano firme e parou em Vanderlei. No rebote, Dudu completou para o gol.

 

 

 

Controlando o jogo, o Palmeiras impediu qualquer chance de reação no Santos, que tentou levar perigo em jogadas com Rodrygo e Gabigol, mas não ofereceu perigo a Weverton. Os alviverdes, por outro lado, conseguiram ampliar ainda no primeio tempo. Após escanteio cobrado por Dudu, Edu Dracena testou firme para vencer Vanderlei, aos 39 minutos.

 

 

 

O Santos voltou com uma nova postura e conseguiu descontar no começo do segundo tempo. Aos nove minutos, depois de corte parcial de Dracena, Copetti aproveitou o rebote e marcou. Pouco antes, Scarpa havia finalizado com perigo ao gol de Vanderlei.

 

 

Os visitantes aproveitaram espaço pelo lado esquerdo para seguir criando e conseguiram empatar aos 19 minutos. Depois de levantamento, González venceu Dracena na dividida e a bola sobrou para Dodô, que tocou por baixo de Weverton para decretar a igualdade.

 

 

 

 

O duelo ganhou ainda mais emoção com o empate. Mesmo assim, o Palmeiras não desistiu e voltou a ficar na frente do marcador aos 25 minutos. Em falta frontal, Victor Luiz cobrou com força. A bola desviou na barreira e enganou Vanderlei, que acabou aceitando.

 

 

 

Em seguida, os visitantes quase empataram. Depois de cruzamento, Gabriel e Sanchez passaram pela bola e não conseguiram completar.

 

 

 

 

As coisas ficaram mais complicadas para o Santos com a expulsão de Diego Pituca, que tomou segundo amarelo depois de deixar o braço em lance com Gustavo Scarpa. O Palmeiras soube administrar o jogo e segurar o placar.

 

 

 

 

 

O Palmeiras volta a campo contra o Atlético-MG, no próximo domingo, às 17h, na Arena Independência, em Belo Horizonte. Já o Santos tem mais tempo de descanso e recebe a Chapecoense, na segunda-feira, às 20h, no Pacaembu, em São Paulo.

 

 

 

 

Da Redação com informações provenientes da FPF, site oficial do Palmeiras, @Palmeiras, @SantosFC