Campeonato Brasileiro 2018 – Brasileirão: Bahia e Chapecoense duelam para fugir da Zona da degola pela 32ª rodada da Série A

Bahia x Chapecoense – Imagem: Portal Bragança

 

 

Bahia e Chapecoense entram em campo às 19h, na Fonte Nova, brigando diretamente para escapar da queda. O cenário da Chape é um pouco pior em relação ao adversário. Com 34 pontos, a equipe de Santa Catarina abre o Z-4, em 17º. Já o Tricolor Baiano tem 37 somados e é o 13º colocado. No embate do turno, empate em 1 a 1 na Arena Condá.

 

 

A ‘decisão’ deste domingo (4), contra Chapecoense, não significa para o Bahia apenas tentar se distanciar ainda mais da zona do rebaixamento ou seguir na zona de classificação para Copa Sul-Americana.

 

 

 

 

O duelo diante da equipe catarinense na Fonte Nova, para o Esquadrão, é mais uma tentativa de quebrar um tabu negativo.

 

 

 

Bahia e Chapecoense se enfrentaram apenas cinco vezes, começando pela temporada de 2014. Naquele ano, o Bahia perdeu por 2 a 1 na Arena Condá e depois foi derrotado em Salvador por 1 a 0. Em 2017, fora de casa, o Bahia empatou por 1 a 1 e sofreu outro revés na capital baiana por 1 a 0.

 

 

 

Nesta temporada, no primeiro turno do Brasileirão, Bahia e Chapecoense estiveram novamente frente à frente e o Tricolor de Aço não obteve os três pontos. A partida terminou empatada em 1 a 1, com gols de Gilberto (Bahia) e Osman (Chapecoense).

 

 

 

Histórico de jogos:

2014 – Chapecoense 2×1 Bahia / Bahia 0x1 Chapecoense
2017 – Chapecoense 1×1 Bahia / Bahia 0x1 Chapecoense
2018 – Chapecoense 1×1 Bahia /

 

 

Bahia – Imagem: Portal Bragança

 

 

Com um treinamento técnico na manhã deste sábado (3), o elenco do Bahia encerrou a preparação para enfrentar a Chapecoense. O Tricolor encara a equipe catarinense neste domingo (4), às 18h (de Salvador), na Fonte Nova. A partida é válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

 

 

 

Antes de a bola rolar no campo, o técnico Enderson Moreira reuniu todo o elenco na academia para uma longa conversa com todos.

 

 

 

Já no gramado, o treinador aplicou um trabalho de posse de bola utilizando metade do campo.

 

 

 

Depois, o grupo aprimorou finalizações, com um trabalho em que os laterais cruzavam na área e os atacantes concluíam em gol.

 

 

 

 

Na parte final, a equipe ainda passou por um intenso treinamento de bolas paradas, com foco principal nas faltas laterais e escanteios.

 

 

 

O atacante Gilberto, recuperando-se da lesão no joelho, ficou no departamento médico.

 

 

 

Após o trabalho, os atletas seguiram para a concentração e ficarão lá até horas antes do jogo.

 

 

 

Chapecoense – Imagem: Portal Bragança

 

 

A Chapecoense finalizou na manhã deste sábado a preparação para mais uma rodada do Campeonato Brasileiro. O clube fez, em São Paulo, o último treino antes de enfrentar o Bahia em Salvador.

 

 

 

A delegação do Verdão iniciou a viagem para a capital Baiana ainda na sexta-feira (2), a primeira parada foi em São Paulo, onde o treinador Claudinei Oliveira fez os últimos ajustes para o jogo de domingo (4).

 

 

 

 

O treinador comandou trabalhos de bola parada, posicionamento ofensivo e defensivo e também situações de jogo em campo reduzido. Nas últimas rodadas a Chape aumentou o seu número de finalizações, característica implantada pelo treinador.

 

 

 

 

“Acho que a equipe tem que terminar a jogada. Gosta de um futebol objetivo, agudo, não aquela posse de bola que você toca pra lá, toca pra cá, até perder a bola. Os jogadores têm assimilado isso e tem aumentado o número de finalizações. Espero que isso se mantenha ou até melhore para os próximos jogos, porque como eu sempre falo, quando você termina a jogada, não dá chance de contra-ataque para o seu adversário.

 

 

 

A Chapecoense ainda não contará com Marcio Araujo e Elicarlos que estão em fase final de recuperação de suas respectivas lesões. Diego Torres, com o terceiro cartão amarelo, também será uma baixa para o confronto.

 

 

 

A delegação seguiu viagem às 16h de sábado para Salvador.

 

 

 

Da Redação com informações provenientes da CBF, site oficial do Bahia, site oficial da Chapecoense