VMA 2015 – Assista os videos indicados a categoria Vídeo do Ano

Indicados na categoria Vídeo do Ano do VMA 2015 - Foto: Montagem TDMúsica
Indicados na categoria Vídeo do Ano do VMA 2015 – Foto: Montagem TDMúsica

Miley Cyrus deixou seu marco na história do VMA nas duas últimas edições da premiação e assim foi escolhida para apresentar o evento esse ano, que acontece dia 30 de agosto no Microsoft Theater, em Los Angeles.

O anúncio veio com a lista de indicados, e apesar da votação ser fechada aos Estados Unidos você pode torcer para seu artista favorito, então vamos separar nos próximos dias os videoclipes nomeados a cada categoria para você conhecer (ou relembrar) e comparar. A primeira obviamente é Vídeo do Ano, com produções de Beyoncé, Taylor Swift, Kendrick Lamar (que também está no de Swift), Mark Ronson (com Bruno Mars) e Ed Sheeran.

A essas alturas você já deve saber que essa lista gerou uma polêmica que, como a maioria delas, foi completamente deturpada em questão de segundos. É uma fogueira que eu não gostaria de acender de novo, inclusive por não estar apta a discutir com profundidade, mas passando por cima caso alguém não tenha visto: Nicki Minaj insinuou em seu Twitter que por trás da não-indicação de “Anaconda” a melhor vídeo e coreografia havia um elemento de racismo, e disse estar cansada da ausência de reconhecimento da importância de artistas negras na cultura pop. Taylor Swift se sentiu pessoalmente atingida e falou sem pensar, e a discussão tomou outra proporção e rumo, abrangendo a questão do silenciamento racial inclusive dentro do feminismo.

Como não podia deixar de ser, a história toda foi retratada do jeito mais superficial e distorcido possível, e agora resta esperar para ver quem vai levar o prêmio e como o discurso do vencedor vai ser aproveitado. Eis os indicados:

Beyoncé — “7/11” (Diretora: Beyoncé)

Kendrick Lamar — “Alright” (Diretor: Collin Tilley)

Mark Ronson (feat. Bruno Mars) — “Uptown Funk” (Diretor: Cameron Duddy)

Ed Sheeran — “Thinking Out Loud” (Diretor: Emil Nava)

Taylor Swift (feat. Kendrick Lamar) — “Bad Blood” (Diretor: Joseph Kahn)

Fonte: Território da Música