Virada Cultural de São Paulo – 2015: A 19ª edição do Festival da Cultura Inglesa integrará a Virada Cultural 2015

A 19ª edição do Festival da Cultura Inglesa  integrará  a Virada Cultural 2015
A 19ª edição do Festival da Cultura Inglesa integrará a Virada Cultural 2015

 

 

 

O Festival, que marca os 80 anos da Cultura Inglesa, trará para o final de semana da Virada exposições, shows e espetáculos internacionais

 
A 19ª edição do Cultura Inglesa Festival, que acontece em São Paulo, de 04 a 21 de junho, fará parte da programação oficial da Virada Cultural 2015, evento promovido pela Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Cultura, no final de semana dos dias 20 e 21 de junho. Na ocasião, o Festival oferecerá uma programação diversificada com o melhor da cultura britânica, com duas exposições, um espetáculo selecionado no Fringe Festival de Edimburgo, duas leituras dramáticas e ainda o show de encerramento com o presenças do veterano Johnny Marr, dos irlandeses do The Strypes e também Gaby Amarantos, cantando as Divas Britânicas.

 

 

 
Conheça a programação do Cultura Inglesa Festival que integrará a Virada Cultural 2015:

 

 

 

Música

 

 

 
O lineup desse ano traz artistas de diferentes gerações e influências, prontos para fazer um evento inesquecível. No show que encerrará o Festival, no dia 21 de junho no Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, a partir das 12h – a banda de alunos Blue Drowse e a banda de professores da Cultura Inglesa Staff Only, compartilharão o palco com grandes artistas, como os jovens The Strypes, a paraense Gaby Amarantos, e o veterano Johnny Marr. Gaby Amarantos fará um tributo às divas britânicas, acrescentando ao repertório seu tempero tecnobrega para botar todo mundo pra dançar. O set list foi escolhido a dedo pela cantora, que promete homenagear Adele, Amy Winehouse e até mesmo o ícone Freddie Mercury.

 

 

 

 
Com seu rhythm and blues, o quarteto irlandês The Strypes virá pela primeira vez ao Brasil, para apresentar um rock’n roll de primeira. A banda é formada por jovens, mas que têm referências no blues clássico e fazem releituras de alguns nomes tradicionais do gênero. Para completar, o ex-guitarrista e compositor da clássica banda The Smiths, Johnny Marr, traz ao Brasil o show do álbum Playland, lançado em 2014. O músico, que também tocou com The Cribs e Modest Mouse, tocará músicas de seu novo álbum e relembrará sucessos de sua longa carreira. Classificação livre, menores de 14 anos somente acompanhados pelos responsáveis.

 

 

 

Os ingressos precisam ser solicitados e retirados com antecedência em um dos pontos de distribuição (abaixo) ou no site, app ou fanpage da LivePass.
Pontos físicos para retirada de ingressos do show:

 

 
• Teatro Gazeta – Av. Paulista, 900 – Piso Térreo. Horário de Funcionamento: De Terça a Domingo – das 14h às 20h
• Estádio do Morumbi (Bilheteria 4) Praça Roberto Gomes Pedrosa, S/N – Morumbi. Horário de Funcionamento: De segunda a domingo – das 10h às 18h (Não funciona em dias de jogos)

 

 

 
Mais detalhes sobre a retirada de ingressos para o show estão disponíveis no site: http://festival.culturainglesasp.com.br/blog/como-retirar-ingresso-para-os-shows-do-19o-cultura-inglesa-festival/

 

 

 

Exposições

 

 

 

Fantástico Mundo Britânico

 

 

 
A exposição Fantástico Mundo Britânico acontece no Centro Cultural São Paulo, situado à Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, nos dias 20 e 21 de junho, das 10h às 18h. Nela, o visitante terá a chance de vivenciar uma experiência única de transposição da realidade a um mundo mágico, onde fantasia e realidade estarão lado a lado. A construção deste universo foi idealizada pelo renomado Atelier Marko Brajovic, responsável por outras mostras de sucesso como “David Bowie” e “Stanley Kubrick“, exibidas no MIS. Classificação livre. Não é necessária retirada de ingressos.

 

 

 
Artes Visuais

 

 

 

Três projetos vencedores do edital da Cultura Inglesa na categoria de artes visuais compõem a programação: “Portrait Gallery”, releitura de retratos da história da arte, “Princípia”, uma homenagem aos procedimentos de Isaac Newton e “Utopian News From Nowhere”, um registro sobre a produção de estampas e desenhos, baseado no livro Utopian News From Nowhere, de William Morris. As três exposições, poderão ser vistas no Centro Brasileiro Britânico – R. Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros – 20 e 21 de junho, das 10h às 16h. Classificação livre. Não é necessária retirada de ingressos.

 

 

 

 
Espetáculos

 

 

 
Biding Time (remix)

 

 

 
O espetáculo baseia-se nas experiências vividas pela cantora e compositora Louise Quinn no mundo da música. Concebido pela banda A Band Called Quinn, a sessão é uma inovadora história musical, uma resposta às situações, contradições e expectativas das mulheres no mundo da música. (Espetáculo em inglês, legendado). A peça acontece no dia 20/06, na Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363, Bom Retiro – às 20h. Classificação 14 anos. Retirada de ingressos no local, 1 hora antes do espetáculo.

 

 

 
Traverse PlayReadinG Season

 

 

 

 

Série de leituras dramáticas que reúne seis peças que estiveram em cartaz em agosto de 2014 no Traverse Theatre, em Edimburgo, durante o Edinburgh Fringe Festival, na Escócia. Na programação da Virada Cultural, serão exibidas realizadas duas leituras em português, “Homens nas Cidades” e “Espólio”.

 

 

 

 
Homens nas Cidades – Storytelling contemporânea. Os personagens vão desde um garoto de 10 anos até o pai do próprio autor de 80 anos de idade. O suicídio de um jovem gay e a morte de um soldado britânico por uma ação terrorista entrelaçam as histórias. A leitura acontece no dia 20/06, às 16h, no Núcleo Experimental – Rua Barra Funda, 637, Barra Funda. Classificação 16 anos. Retirada de ingressos no local, 1 hora antes do espetáculo.

 

 

 

 
Espólio – Diante da mídia mundial, a Ministra para Assuntos Externos está prestes a fazer um pequeno discurso dando uma ideia ao mundo do que será a relação da mais nova nação independente do mundo com o Reino Unido. A leitura acontece no dia 21/06, às 16h, no Núcleo Experimental – Rua Barra Funda, 637, Barra Funda.

 

 

 
Classificação 16 anos. Retirada de ingressos no local, 1 hora antes do espetáculo.

 

 

 

 

Fonte: Da Redação com informações provenientes de Agências Nacionais e do site http://viradacultural.prefeitura.sp.gov.br/