Quem inventou o Piano? – Doodle do Google comerora o 360º Aniversário de Bartolomeo Cristofori

Doodle do Google comero o 360º Aniversário de Bartolomeo Cristofori
Doodle do Google comero o 360º Aniversário de Bartolomeo Cristofori – imagem: www.google.com

 

 

 

A gigante Google traz um Doodle em homenagem ao italiano Bartolomeo Cristofori, considerado como inventor do piano, a homenagem foi sugerida primeiramente pela equipe do Google Italiana.

 

Embora o piano seja um dos instrumentos mais populares, o nome Bartolomeo Cristofori não é amplamente conhecido, e assim a equipe do doodle conseguiu com este doodle levar e ampliar esta informação com repercussão mundial. Um dos fatos interessantes é a animação de Cristofori e principalmente quando aumentamos o volume.

 

 

A música que Cristofori executa na animação do doodle é de Johann Sebastian Bach’s Jesu, Joy of Man’s Desiring

 

 

Conheça um pouco mais Bartolomeo Cristofori di Francesco

 

Bartolomeo Cristofori
Bartolomeo Cristofori

Bartolomeo Cristofori di Francesco foi um fabricante italiano de instrumentos musicais. Fabricante de cravos italiano nascido em Pádua, que na altura pertencia à República de Veneza, é conhecido como o inventor do piano.
Como um construtor de cravos e que desde criança adorava música, queria descobrir um jeito de conseguir maior dinâmica de sons, visto que o cravo não permitia diferenças de dinâmica (intensidade do som) devido ao seu mecanismo de toque. No final do século XVIII o cravo ainda estava no seu apogeu. Com a possibilidade de se poder tocar em vários registos e com a extensão do teclado até às cinco oitavas, tudo se fez para tornar este instrumento no mais completo possível. Só lhe faltava as nuances de fraco e forte tocando, por exemplo, na mesma tecla com mais ou menos intensidade.
Em 1690, mudou-se de Pádua para Florença a convite do príncipe Fernando de Médici, para trabalhar como músico e fabricante de instrumentos musicais da corte toscana. Assim ele tinha seu primeiro projeto feito (1698) e apresentou seu primeiro cravo modificado (1702), e seu primeiro piano nos moldes primitivos dos de hoje (1709).

 

 

O novo instrumento foi denominado gravicembalo con piano e forte, expressão que em português se traduziria por cravo com piano e forte, logo simplificada para pianoforte dado possibilitar a execução de sons pianos (fracos) e sons fortes. Por este motivo na Itália, o piano é chamado pianoforte.

 

 

 

Ainda hoje são conhecidos quatro dos seus pianos originais fabricados nos anos seguintes (1710-1711). Mesmo depois da morte do Príncipe Fernando, ocorrida em 1713, Cristofori continuou ao serviço do Grão-Duque, Cosme III de Médici (pai de Fernando), até sua morte, ocorrida em Florença.

 

 

Da Redação com informações do Google e Wikipedia