Música – iTunes torna-se ilegal no Reino Unido

iTunes - Imagem: Divulgação
iTunes – Imagem: Divulgação

A Suprema Corte do Reino Unido proibiu que qualquer pessoa faça uma cópia de um conteúdo intelectual sem consultar o seu proprietário. Isso significa que ingleses não poderão mais criar CDs com suas músicas baixadas legalmente nem transferi-las para um HD externo sem uma autorização específica.

A nova lei vai tornar dezenas de funções de softwares famosos ilegais, como é o caso do iTunes que oferece a conversão de arquivos para outros formatos e conta com ferramentas como o capacidade de gravar CDs. Sempre que um CD é inserido no computador, o iTunes automaticamente pergunta se gostaria de fazer uma cópia para seu uso pessoal.

Um representante da UK Intellectual Property Office disse ao Torrent Freak que “agora é ilegal fazer cópias privadas de matéria registrado por outras pessoas, sem a permissão das mesmas – isso inclui qualquer formato”. O problema então não se resume somente a conversão CD-MP3, mas qualquer outro – transformar fita VHS para DVD, por exemplo.

Por lei, fazer back-up dos seus arquivos que sejam de propriedade intelectual de terceiros (músicas, filmes e até fotos que você baixou) também não é permitido.

Fonte: Experimento42