Festival de Cannes 2017: A importância das mulheres no cinema é celebrado no “Women in Motion” no Festival de Cannes

A atriz Isabelle Huppert e a atriz e produtora Salma Hayek durante o jantar Women in Motion em Cannes – Foto: Venturelli/Getty Images for Kering

 

 

Uma Thurman, Jessica Chastain, Salma Hayek, Catherine Deneuve e Juliette Binoche. As principais estrelas da Sétima Arte estavam reunidas na noite deste domingo (21) na Place de la Castre, nas colinas de Cannes, para celebrar a importância das mulheres no cinema. Durante o jantar oficial para 200 convidados, a atriz francesa Isabelle Huppert foi homenageada com o prêmio Women in Motion, ao lado da diretora húngara Maysaloun Hamoud, que receberá dos organizadores apoio financeiro para seus próximos projetos.

 

 

 

 

Idealizado pelo grupo de luxo Kering – dono de marcas como Yves Saint Laurent e Balenciaga – o evento faz parte do calendário do Festival de Cannes e tem como objetivo principal a valorização das mulheres na indústria cinematográfica. Além da homenagem a atrizes e diretoras durante o jantar de gala, os organizadores promovem uma série de debates abertos a jornalistas e profissionais do setor, nos quais a contribuição das mulheres para o cinema é o tema central. Esse ano, além de Huppert, nomes como Robin Wright e Diane Kruger vieram contar suas experiências diante do público.

 

 

 

 

O Women in Motion é apenas uma das manifestações que confirmam a vontade do festival de Cannes de valorizar o trabalho das mulheres na Sétima Arte. A prova disso é número de projetos encabeçados por diretoras nesta edição do evento. Se dos 19 filmes exibidos na competição principal apenas três são assinados por diretoras, nas demais mostras elas são cada vez mais presentes.

 

 

 
Da Redação com informações provenientes da RFI