Cultura – Morre Telmo de Avelar, o dublador do Pateta

Telmo de Avelar, o dublador do Pateta - Imagem: Divulgação
Telmo de Avelar, o dublador do Pateta – Imagem: Divulgação

E o ano de 2017 já começa a deixar suas marcas, o dublador Telmo Perle Munch, popularmente conhecido como Telmo de Avelar, faleceu na madrugada de segunda-feira (9 de janeiro). O ator de 93 anos já estava internado desde sexta-feira (6) na Coordenação de Emergência Regional, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Segundo informações do G1, a causa foi falência múltipla dor órgãos.

Telmo Perle Münch nasceu em Curitiba no dia 2 de outubro de 1923 – Rio de Janeiro, adotou o nome artístico de Telmo de Avelar e foi ator, dublador, tradutor e diretor de dublagem brasileira. É conhecido por ter traduzido e dirigido vários clássicos do estúdio cinematográfico americano Walt Disney Pictures para a Língua Portuguesa, inclusive adaptando as letras das músicas. Trabalhou também na Delart Estúdios Cinematográficos como tradutor e diretor de dublagem em séries e longa-metragens.

Em suas dublagens podemos destacar personagens como: Pateta (1ª voz oficial no Brasil, pela Herbert Richers); professor Ludovico Von Pato em TV Quack; Jarvis – Os Super-Heróis Mais Poderosos da Terra; Sr. Olivaras (John Hurt) – Harry Potter e a Pedra Filosofal; Narrador em Superamigos (1ª dublagem); Sargento Gonzales – Zorro, entre outros. Em 50 anos de carreira, dirigiu ainda a dublagem de filmes e seriados como A Família Dinossauro e Planeta dos Macacos.

Fonte: Fabio Camilo do GeekBlast