Cultura: Google comemora o 44º aniversário do nascimento do Hip Hop com um doodle interativo.

Google comemora o 44º aniversário do nascimento do Hip Hop com um doodle interativo. – Imagem: Google

 

 

Na década de 70, Kool Herc, um DJ jamaicano com 18 anos, tomou a iniciativa de fazer algo diferente numa festa com o seu conjunto de músicas. Em vez de as tocar na íntegra, tocava apenas o instrumental ou breaks – as secções de música que levavam o público ao rubro. Durante momentos, a sua amiga Coke La Rock, atirava um microfone para o público.

 

 

 

Hoje, celebramos o 44º aniversário desse momento com um Doodle em primeiro lugar com um gráfico de logotipo personalizado pelo famoso artista de grafite Cey Adams, plataformas interativas sobre as quais os usuários podem misturar amostras de faixas lendárias e um serviço de anca Hop history – com ênfase em seus pioneiros fundadores. Além disso, toda a experiência é narrada pelo ícone de Hip Hop, Fab 5 Freddy, antigo apresentador de “Yo! MTV Raps.”

 

 

 

 

Para aprofundar o significado desse momento e da cultura de uma perspectiva pessoal, convidamos o consultor executivo e o parceiro do projeto, o chefe de música global do YouTube, Lyor Cohen (e ex-chefe da Def Jam Records), para compartilhar seus pensamentos:

 

 

 

 

“Sim, sim, todos vocês! E não pára! “Hoje, reconhecemos e celebramos uma revolução cultural que se estendeu por 44 anos e contando. Tudo começou no NYC Bronx, mais conhecido como o Boogie Down Bronx. Após as consequências da construção da Cruz Bronx Expressway em 1972, que demoliu um monte de vizinhança, os tempos foram particularmente difíceis. A juventude precisava de uma saída – um som unificador, uma batida, uma voz para chamar a sua. O Bronx DJ’s e MC’s subiram para a tarefa e a cidade os amava por isso.

 

 

 

 

Hip Hop foi acessível. Uma criança com meios e trabalho duro poderia transformar sua plataforma giratória em um poderoso instrumento de expressão (que também ilustra a inovação técnica do hip hop). Começando com pessoas como DJ Kool Herc, DJ Hollywood e Grandmaster Flash, o movimento de base criou uma nova cultura de música, arte e dança disponível para os 5 bairros da cidade e além.

 

 

 

 

Hip Hop também foi rebelião contra várias normas da época, incluindo a crescente popularidade da discoteca, que muitos na comunidade sentiram haviam ofuscado injustamente as recentes obras inovadoras de James Brown e outros empresários da alma dos anos 60. Especificamente, eles sentiram que as histórias histórias e as verdades emocionais compartilhadas em alma e blues haviam sido perdidas nos sons centrados no pop da Disco. Assim, Hip Hop recuperou essa conexão, começando com os pioneiros que trouxeram o BOOM evocativo! BAP! Ritmos do baterista de James Brown, Clyde Stubblefield.

 

 

 

 

Deve-se notar que o Hip Hop precoce se opôs à violência e à cultura da droga que permearam o tempo. Meu querido amigo e primeiro cliente, Kurtis Blow, disse uma vez: “De um lado da rua, os grandes edifícios estariam queimando … enquanto as crianças do outro lado colocariam mensagens de graffiti como” Up with Hope “. Com Dope, ” I Will Survive ‘e’ Lord, Show Me the Way! ‘”. As mensagens de resiliência unificaram uma comunidade de pessoas e foram o pano de fundo do começo do hip hop.

 

 

 

 

 

Não vou fingir que estava presente quando Hip Hop começou. Eu me envolvi pela primeira vez com a música Hip Hop cerca de dez anos após o nascimento, quando a cultura ainda era criança. Eu me formou na faculdade e estava trabalhando em um banco em Los Angeles. Um ano depois, aborrecido como o inferno, desisti. Por um capricho, aluguei um salão abandonado e comecei a reservar shows. Minha política era proporcionar um palco para a música que os promotores estavam ignorando: punk-rock, reggae e rap. Resultou ser uma estratégia vencedora. Um dos meus primeiros shows incluiu RUN DMC, e eles absolutamente o mataram. Após o sucesso desses shows, deixei LA para NYC e comecei a trabalhar para Russell Simmons, que me nomeou gerente de estrada para o RUN DMC, assim como eles estavam embarcando em uma turnê européia. Era dezembro de 1984 e eles não encontraram nada além do amor nos dois lados do Canal da Mancha. Um mês depois, o RUN DMC, juntamente com Kurtis Blow, os Fat Boys e Whodini, começou a visitar enormes arenas nos EUA. Para o estabelecimento de rock e negócios de música corporativa, o hip hop era pouco mais do que uma moda. Mas com atos vendendo shows em todo o mundo noite após noite, era óbvio que algo mais grande estava se preparando …

 

 

 

 

Hip Hop foi perturbador. Em última análise, para mim, mostra que as pessoas em qualquer situação têm a capacidade de criar algo poderoso e significativo. A progressão desta cultura e do som – de Kool Herc girando James Brown quebra em uma festa de bloco para Jay-Z, Kanye West e Drake sendo algumas das maiores forças da música 44 anos depois – é algo que poucas pessoas naquela primeira festa Poderia ter previsto.

 

 

 

 

 

O Hip Hop fez exatamente o que os fundadores se propuseram a fazer, de forma inconsciente ou involuntária. Colocou uma cultura acessível, confiável para qualquer grupo marginalizado no mundo, na vanguarda da música. Nesse espírito, aqui estão os BILHÕES de pessoas que recebem uma breve lembrança de que “Sim, sim, todos vocês! E W

 

 

 

 

Credits

 

 

Core Hip Hop Team

 

 

UX/Art
Creative/UX Lead, Animator, Musician – Kevin Burke
Art/Animation Lead – Pedro Vergani
Designer, Animator – Hélène Leroux
Team Lead – Ryan Germick

 

 

Engineering
Eng Lead – David Lu
Eng Support – Jordan Thompson, Mark Ivey, Kris Hom, Chris Wilson
Eng Manager – Ben McMahan

 

 

Production
Partnerships, Marketing, & Licensing Lead – Perla Campos
Program Manager & User Testing Lead – Gregory Capuano

 

 

 

Special thanks to

Support
Writing support – Jorteh Senah, Matthue Roth
Licensing/Agency support – Jay Komas, Jill Trainor, Joy Edgar, Thomas Breslin
UX Research – Melinda Klayman
Music support, Sound Engineer – Nick Zammuto
PR support – Susan Cadrecha, Marni Greenberg
Web audio support – Yotam Mann, Chris Wilson
Design/Animation support – Matt Cruickshank
Animation support – Olivia Huynh
Art support – Brian Kaas

 

 

Partners
Executive Consultant – Lyor Cohen
Guest artist – Cey Adams
Host – Fab 5 Freddy
Guest Musician – Prince Paul
Consultants – Sal Abbatiello, Mickey Abbatiello, Steve Stoute
Agency partners – Mass Appeal, DMG Clearances, Translation

 

 

 

Hip Hop Pioneer Participants
DJ Kool Herc
Grand Wizzard Theodore
The Sequence
Grandmaster Caz
Richard Colón (AKA Crazy Legs)
Roxanne Shanté
Grandmaster Flash
RUN DMC
Sylvia Robinson estate

 

 

 

Intro Content Credits
A Tribe Called Quest footage – courtesy of Video Music Box Licensing/Getty
Bronx Rap contest footage – courtesy of Louis Alvarez and Andrew Kolker/Getty
Style Wars footage – courtesy of Public Art Films, Inc.
Salt N Pepa image – courtesy of Janette Beckman

 

 

 

Da Redação com informações provenientes do Google