Cultura: “Festa do Sol Andina, Inti Raymi” será no Memorial da América Latina com a entrada gratuita no domingo – 26/06/2015

"Festa do Sol Andina, Inti Raymi" será no Memorial da América Latina com a entrada gratuita no domingo  - 26/06/2015
“Festa do Sol Andina, Inti Raymi” será no Memorial da América Latina com a entrada gratuita no domingo – 26/06/2015

 

 

A Fundação Memorial da América Latina recebe mais uma vez uma edição brasileira da milenar Festa do Sol andina, que remonta as comemorações do Ano Novo no tempo dos Incas. Trata-se da Inti Raymi, que reúne, além de rituais tradicionais, uma feira de artesanato, gastronomia e apresentações de grupos de origem andina. A festa será montada na Praça da Sombra (em frente ao auditório), a partir das 11h do dia 28 de junho, domingo. A entrada é franca.

 

 
Os grupos de música e dança bolivianos Kantuta, Phusiris e Saya Afroboliviana e o peruano Sikuris Puno alegram a festa, que reúne especialmente a comunidade boliviana, peruana e chilena da cidade, mas é aberta a todos.

 

 

 

 
A tradição reza que no império Inca os nobres se consideravam filhos naturais do Sol e deviam corresponder a ele com sacrifícios e oferendas. Os povos originários viviam da agricultura e dos ritos agrícolas em devoção à mãe Terra (Pachamama) e ao pai Sol (Inti).

 

 

 
As festas dos povos latino-americanos no Memorial são marcadas por muita descontração, regada a bebidas e comidas típicas e shows folclóricos e musicais.

 

 

 

SERVIÇO:
Inti Raymi, a Festa do Sol
Dia 28, domingo, a partir das 11h
Praça do Memorial – portões 1, 2 5 – Metrô Barra Funda
Grátis.

 

 

 
Fonte: Da Redação com informações provenientes de Agências de Notícias e da Fundação Memorial da América Latina