Cultura: Feed Dog Brasil – Festival Internacional de Documentários de MODA – de 21 a 27/09/2017

Feed Dog Brasil – Festival Internacional de Documentários de MODA – de 21 a 27/09/2017

 

A primeira edição do Feed Dog ​Brasil ​- Festival Internacional de Documentários de Moda​, acontece de 21 a 27 de Setembro, na Cinemanteca Brasileira, com entrada Gratuita!

 

O evento tem como objetivo de fomentar documentários que retratam o fascinante mundo da moda, a riqueza e complexidade do universo fashion como arte, comportamento e expressão cultural.​ A curadoria é da documentarista e jornalista Flávia Guerra.

 

A sessão especial de abertura vai ser no dia 20/09, quarta, às 19h30, com a exibição do longa “The First Monday in May”, filme inédito no Brasil sobre o aclamado Baile de gala do Met 2015.

 

Na programação, um total de 13 títulos nacionais e internacionais +​​​ debates com a presença de importantes nomes da moda e cinema como Paulo Borges (idealizador e coordenador da SPFW), Fause Haten (estilista, diretor, figurinista), João Braga (historiador de moda e professor), Alberto Hiar (Cavalera),entre outros + oficina de Upcycling (costura desconstruída) e de Moulage + Barbearia Cavalera com corte gratuito + exposição com fotos do acervo da agência Fotosite + DJs (Boss In Drama, Marina Dias, Erika Martins, Benjamin Ferreira e Luísa Viscardi).

Além do filme de abertura, o festival exibe o clássico Model – obra do grande documentarista Frederick Wiseman, ganhador de um Oscar e Leão de Ouro (o diretor de 87 anos acaba de lançar no Festival de Veneza seu novo documentário “Ex Libris​”​).

 

Outros títulos inéditos como Borsalino City, uma declaração de amor ao chapéu mais icônico e querido da moda: o Borsalino; Bangaologia – The science of style – uma investigação sobre a cultura de um estilo que voou de Angola para o mundo; Out of Fashion – sobre o consumismo, desperdício e exploração nos porões da indústria global da moda; Le testament d’Alexander McQueen – sobre o legado de um dos mais influentes e emblemáticos criadores contemporâneos da moda.

 

Ainda na programação os documentários: Mapplethorpe: Look at the Pictures – um retrato intimista do célebre e polêmico fotógrafo de NY. (18 anos); Vivienne Westwood: Do It Yourself – as muitas faces da estilista que inventou o Punk como moda. (Inédito no Cinema); Helmut Newton: Frames From the Edge – trajetória do fotógrafo que quebrou tabus e paradigmas; e o curta The Perfect Fit.

 

Os nacionais Deixa na Régua, que mostra o dia a dia das barbearias dos morros cariocas e seus fieis frequentadores; Idades da Moda, o vestir na infância, o vestir através dos tempos: história, cultura e memória, e Fora do Figurino – As Medidas do Jeitinho Brasileiro, sobre as medidas das roupas do Brasileiro, completam a programação.

 

Serviço:
FEED DOG BRASIL – FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS DE MODA
de 21 a 27 de setembro
Abertura: 20 de setembro – para convidados
Local: Cinemateca Brasileira
Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino
Entrada Gratuita

 

 

 

Da Redação com informações provenientes da Assessoria de Imprensa​- Feed Dog Brasil​