Cultura: Começou neste sábado o Festival de Inverno de Campos do Jordão que irá até o dia 02/08/2015

O evento apresenta uma extensa programação musical, sobretudo nos palcos oficiais de Campos do Jordão – Auditório Claudio Santoro, Espaço Cultural Dr. Além e a Praça do Capivari, e outros –, além de concertos na Sala São Paulo.
O evento apresenta uma extensa programação musical, sobretudo nos palcos oficiais de Campos do Jordão – Auditório Claudio Santoro, Espaço Cultural Dr. Além e a Praça do Capivari, e outros –, além de concertos na Sala São Paulo.

 

 

 

Começou no sábado dia 4 de julho e vai até o dia 2 de agosto na cidade de Campos do Jordão o 46º Festival Internacional de Inverno, com apresentações nos palcos oficiais de Campos do Jordão – Auditório Claudio Santoro, Espaço Cultural Dr. Além, Praça do Capivari, e outros. Ano a ano, o evento atrai uma multidão, amante de música de qualidade em um cenário perfeito para curtir os dias mais frios.

 

 
O evento conta com uma programação extensa: cerca de 70 concertos, a maioria gratuitos, e a participação de renomados solistas e grupos nacionais e internacionais. O principal destaque é a Orquestra do Festival, formada pelos bolsistas, que apresentará três programas: o primeiro comandado pela regente Sian Edwards (chefe do Curso de Regência da Royal Academy), nos dias 11/07 (Auditório Claudio Santoro), tendo como solista convidado o violinista brasileiro Luíz Filíp (Filarmônica de Berlim).

 

 

 

 

 

Sob a regência de Marin Alsop (diretora musical e regente titular da Osesp), o segundo concerto acontece nos dias 18/07 (Auditório Claudio Santoro) e 19/07 (Sala São Paulo); e o terceiro regido pelo celebrado Eji Oue (Filarmônica da Rádio NDR de Hannover), nos dias 25/07 (Auditório Claudio Santoro) e 26/07 (Sala São Paulo), marcando o encerramento das atividades pedagógicas. Destaque também para a Camerata do Festival, formada pelos alunos com bolsas parciais desta edição, e dedicada ao repertório dos períodos clássico e romântico.

 

 

 
A abertura oficial foi neste sábado, 4, com um concerto da Osesp e do Coro da Osesp sob a regência de Marin Alsop, interpretando Os Planetas, de Holst. O encerramento, no dia 2 de agosto, será com a Osesp sob a regência de Giancarlo Guerrero, tendo como solista convidado o violonista Manuel Barrueco, que toca o Concerto Para Violão, de Villa-Lobos, com a participação do Coro da Osesp e do Coro do Festival interpretando a Cantata Criolla, de Antonio Estévez. As apresentações acontecem no Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão.

 

 

 
O Festival de Inverno é uma realização da Secretaria de Cultura em parceria com a Fundação Osesp, a Prefeitura de Campos do Jordão e a iniciativa privada, e tem direção executiva de Marcelo Lopes, direção artística de Arthur Nestrovski, coordenação artístico-pedagógica de Fábio Zanon e consultoria artística de Marin Alsop.

 

 

 

 

Confira aqui a programação completa.

 

 

 

Fonte: Da Redação com informações provenientes de Agências de Notícias e do Governo do Estado de São Paulo