Cultura – Cinema: Festival de Curta-Metragem começa hoje na Etec Dra. Ruth Cardoso

Apresentação artística de alunos durante o 4º Festival de Curta-Metragem, da Etec Dra. Ruth Cardoso, realizado em 2018 – Fotos: Divulgação

 

A participação no evento faz parte da disciplina projeto interdisciplinar, coordenada pelo professor de sociologia e filosofia, Adriano Rodrigues, em parceria com outros educadores que colaboram de acordo com suas especialidades. “O festival foi uma iniciativa muito bem acolhida pelos estudantes. Essa geração tem uma forte vocação para o audiovisual e criatividade para manipular a tecnologia. Por isso, a produção de curtas se mostrou uma ferramenta interessante no processo de aprendizado”, afirma Rodrigues.

 

 

 

O tema deste ano é a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completou 70 anos em 2018. Os curtas devem ter entre 5 e 10 minutos e concorrerão em 9 categorias: minidocumentário, animação, minuto, meio ambiente, literatura, língua estrangeira, ficção, drama e videoclipe. Além dos vencedores de cada categoria, os alunos concorrem aos prêmios de Melhor Atriz, Melhor Ator e Melhor Curta-Metragem do Festival. O júri é formado por representantes da comunidade escolar e, desde o ano passado, a votação para escolha dos melhores curtas é realizada por meio eletrônico.

 

 

As turmas que participam do festival são divididas em seis grupos e cada um deles produz um curta. Durante o evento, os alunos fazem apresentações artísticas que incluem musicais, dança e teatro, com a participação de convidados. A premiação será realizada no dia 24 de junho, durante uma cerimônia na Câmara Municipal de São Vicente. Os alunos receberão troféus e certificados pela participação.

 

 


 

 

Depois do festival, todas as produções ficarão disponíveis na biblioteca da escola para empréstimo. O acervo já conta com cerca de 200 títulos produzidos nas edições anteriores.

 

 

Serviço
5º Festival de Curta Metragem
Local: Etec Dra. Ruth Cardoso
Rua Praça Coronel Lopes, 387 – Centro
Data: 17 e 18 de junho
Horário: 7h30 às 12 horas

 

Premiação
Local: Câmara Municipal de São Vicente
Rua Jacob Emmerich, 1195 – Parque Bitaru
Data: 24 de junho
Horário: 8 horas

 

 

 

Da Redação com informações provenientes da Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza