Brasil – Cultura: Museu do Amanhã do Rio de Janeiro conquista prêmio britânico considerado o “Oscar dos Museus”.

Entrada do Museu do Amanhã / Foto: Bernard Lessa
Entrada do Museu do Amanhã / Foto: Bernard Lessa

 

 

 

O Museu do Amanhã conquistou, em Londres, o prêmio britânico considerado o “Oscar dos Museus”.

 

 

Desta vez, o museu carioca, que virou ícone cultural do Brasil no exterior, foi o destaque da categoria “Melhor Organização Cultural do Ano para promoção de ‘Soft Power’, expressão inglesa usada para descrever a habilidade de influenciar pessoas positivamente por meio de argumentos sem o uso da força.

 

 

Em 2016, o Museu do Amanhã já havia sido reconhecido como o “Melhor Novo Museu do Ano das Américas e Caribe”. Mas desta vez figurou em categoria ainda mais ampla, superando concorrentes de peso como o Louvre de Abu Dhabi e o Museu de Vancouver.

 

 

 

Esse é o maior prêmio internacional concedido a instituições, organizações artísticas e cidades que se tornaram destinos culturais.

 

 

 

O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento e Gestão Museu do Amanhã, Ricardo Piquet, afirma que o resultado reflete o reconhecimento do valor que o equipamento, um ativo cultural do Rio, pode oferecer à própria cidade, ao Brasil e ao mundo.

 

 

 

E destaca que o prêmio passa uma mensagem positiva diante da tragédia que aconteceu com o Museu Nacional no início do mês passado.

 

 

 

O Museu do Amanhã é uma iniciativa da Prefeitura do Rio em parceira com a Fundação Roberto Marinho e apoio do Banco Santander. Em menos de três anos de existência, o espaço cultural recebeu mais de três milhões de visitantes.

 

 

 

O Museu do Amanhã é um museu de ciências diferente. Um espaço erguido sobre os pilares éticos da Sustentabilidade e Convivência, que explora a época de profundas transformações em que vivemos e os possíveis caminhos para os próximos 50 anos.

 

 

 

Endereço

Praça Mauá, 1 – Centro. Rio de Janeiro, RJ – CEP: 20081-240
Evite ir de carro, não há estacionamento no Museu do Amanhã.
A estação de metrô mais próxima é a Uruguaiana.

 

 

Horário de funcionamento 

Terça a Domingo, das 10h às 18h (com a última entrada às 17h)

 

 

 

 

Da Redação com informações provenientes da Rádio Agência Nacional.